.Por Susiana Drapeau.

O PT e Ciro Gomes têm grandes chances, mas grandes chances mesmo, de serem derrotados novamente em 2022, mesmo que o governo Bolsonaro seja um fracasso.

(Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula)

Tudo indica que vamos continuar com uma Democratura Nazifascista pelos próximos anos. A Democratura Nazifascista não é uma ditadura, mas um misto de democracia com ditadura.

Ela permite que um juiz receba cerca de R$ 300 mil em um único mês ao mesmo tempo que corta recursos da saúde, educação e congela o salário mínimo.

A democratura facilita que ataques fascistas pontuais aconteçam pelo país: assassinato de indígenas, ambientalistas, indiciamento de inocentes, ataques terrorista à produtora de vídeo, proteção de assassinos, etc. Ou seja, na Democratura, a justiça recebe altos salários e se omite diante do fascismo.

A melhor definição para Democratura é quando a Constituição e as leis se submetem a interpretação do juiz. É um período em que há liberdade, mas é uma liberdade ameaçada. O contrato social existe, mas a autoridade está acima do contrato social.

Esse ambiente pode continuar pela próxima década. Deve demorar até que a população perceba que não foi bom perder direitos, recursos e se encontrar em situação de desespero e com alta desigualdade social. Em algum momento, culpar o PT não será mais possível. Mas isso pode demorar porque essa lenga-lenga será usada ad infintum.

A grande mídia vai continuar transformando a situação ruim do país em esperança de dias melhores, gerando certa tranquilidade psicológica para parte da população com certa estabilidade financeira. Uma pequena melhora no mês na renda, festa. Uma piora anual, promessa de melhora no próximo ano etc. E assim a carruagem vai seguir

Outra parte da população ficará submetida à lavagem cerebral do submundo da internet e dos cultos de seitas evangélicas e católicos radicais.

A previsão é que o governo Bolsonaro vá continuar como marionete dos milionários e do sistema financeiro, um governo inepto, que serve aos interesses da elite econômica de forma serviçal. Pequenos regalos à população serão feitos para manter a popularidade, mas chegará um momento em que isso não será mais possível.

E mesmo que o governo Bolsonaro fracasse totalmente, o personalismo do governo vai fazer com que a culpa recaia totalmente sobre o próprio bolsonarismo, isentando a política neoliberal que ele aplica.

“Novos” partidos e ‘novos’ nomes sempre estarão prontos para ocupar essa vaga. Dirão que o país não melhorou por causa de Bolsonaro, não de sua política, que estava certa. Afinal, ‘o PT quebrou o país….etc,etc, etc.

Nesse contexto de Democratura, com Poder Judiciário, grande mídia, submundo da internet e messianismo evangélico em sintonia, Ciro e o PT sozinhos não terão a menor chance. Vão navegar na ilusão, se atacar, e ao final, morrerão na praia.