Um mês depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubar o sigilo dos gastos do cartão corporativo da Presidência da República, muitos dos gastos da Presidência e da vice-presidência com o cartão continuam escondidos, sob sigilo.

(foto the digital way – pl)

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, no dia 7 de novembro, derrubar o sigilo gastos do presidente da República, principalmente os gastos feitos por meio de cartão corporativo.

Reportagem da BBC Brasil mostra que pelo menos até esta quarta-feira (04), o Portal da Transparência mantinha em segredo a forma como foram gastos R$ 9,8 milhões do cartão corporativo na Presidência da República e em órgãos como o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Na vice-presidência, outros R$ 468,5 mil continuavam em sigilo.

O STF afirmou que a decisão está em vigor desde o dia 11 de novembro — quando a ata do julgamento foi publicada. Além disso, o Planalto confirmou que foi notificado da decisão do Supremo no dia 20 de novembro.

“A Controladoria-Geral da União (CGU), órgão do governo federal responsável pela manutenção do Portal da Transparência – onde estão as informações sobre os gastos do cartão corporativo. À BBC News Brasil, a CGU informou na segunda-feira (02) que não tinha recebido ainda nenhuma orientação da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre como seria a divulgação das informações” ,anota a reportagem de André Shalders (Veja texto completo Aqui)