Em São Paulo – Pode ser vista até o dia 1º de março no Centro Cultural São Paulo, a exposição Ratos e Urubus, lembrando os 30 anos do desfile Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia (1989), da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, concebido pelo artista carnavalesco Joãosinho Trinta.

(Foto: Valtenir Miranda)

A exposição traz uma seleção de artistas e obras contemporâneas que dialogam com o carro abre-alas, trazendo para a atualidade as questões e polêmicas suscitadas pelo desfile histórico.

Com curadoria de Carlos Eduardo Riccioppo e Thaís Rivitti, o início da exposição lembra, com trechos de vídeos, uma polêmica com o carro abre-alas, no qual o Cristo Redentor aparecia vestido como mendigo. Há, ainda, desenhos preparatórios das alegorias, seguindo as ideias do artista e carnavalesco.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro proibiu a ação, mas Joãosinho Trinta decidiu cobrir o Cristo com um saco preto e incluiu a mensagem “mesmo proibido olhai por nós”.

Nomes expressivos da arte moderna e contemporânea integram a coletiva com obras que dialogam com o desfile. Entre eles estão Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, que apresentam “Swinguerra”, Arnaldo Antunes com uma obra sonora, Augusto de Campos com o poema visual “Lixo Luxo” e Nuno Ramos com uma instalação que serve carne de boi para bichos comerem.

Curadoria: Carlos Eduardo Riccioppo e Thaís Rivitti – Assistente de curadoria: Karina Sérgio Gomes – Fomento: Alayde Alves – Produção executiva: Elaine Mazzaro – Realização: Banco de Dados Vila Arte do Carnaval. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “Ratos e Urubus”
Visitação: terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h – livre – Piso Caio Graco (Sala Tarsila do Amaral)
Entrada gratuita – sem necessidade de retirada de ingressos