No próximo domingo, 8, acontece na Estação Cultura de Campinas o Festival Vivência Nordestina. O evento comemora o Dia Nacional do forró e reúne música, literatura e gastronomia.

Desde 2005 o Brasil comemora o Dia Nacional do Forró para celebrar o ritmo e homenagear o cantor e compositor Luiz Gonzaga. Esse ano, o país lembra os 30 anos de morte do Rei do Baião.

O evento, que acontece das 10h às 22h, contará com comidas típicas, manifestações folclóricas e populares, workshop de danças, humor, literatura, diversas intervenções e muito forró com grupos regionais e nacionais.

A entrada será 1kg de alimento não perecível que será destinado a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade em Campinas. “Nosso objetivo com o Festival é proporcionar a integração dessa riqueza cultural que é o nordeste, trazendo manifestações folclóricas e populares, costumes, tradições e diversidade, aproximando Campinas e região de um povo tão caloroso e talentoso”, explica um dos organizadores, Estéfano Bespalec Junior.

A Banda Rastapé, que comemora 20 anos de carreira com sucessos emplacados em oito discos, também é uma das atrações do Festival. Esse ano, o grupo lançou o videoclipe “Contando as Horas”, com uma levada urbana, produzido pelo Irra Studio, além da música “Vou Te Levar”, uma regravação do rapper Fabio Brazza e Vulto, uma mistura Xote com Reggae e Hip Hop. 

Cleber Gonzaga,filho de Lalá Gonzaga, toca sanfona desde os quatro anos de idade. Nascido e criado no meio artístico, ele vem para Campinas no Festival Vivência Nordestina com um repertório de forró, interpretando nomes como o tio avô Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda, e outros, além de tocar músicas autorais.

Criado em 1992, em Sorocaba – interior de São Paulo, Os 3 do Norte tem como missão promover e fomentar um dos maiores gêneros da música nordestina: o forró pé de serra. O grupo que também toca no Festival tem 25 anos de história, trazendo em repertório importantes nomes da música popular brasileira. Com Taú na sanfona, Túlio Charaba na zabumba e voz e José da Silva no triângulo e voz. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“Festival Vivência Nordestina”

Quando: domingo, 8 de dezembro

Onde: Estação Cultura – Largo Marechal Floriano, s/nº – Centro (Campinas)

Horário: das 10h às 22h

Entrada: 1kg de alimento (não perecível)

Classificação Livre