O Circuito de Cinema do MIS (Museu da Imagem e do Som), de Campinas, traz, nesse mês de dezembro, uma série de títulos que integram a programação dos ciclos que acontecem no espaço.

“Acossado”, de Jean-Luc Godard

A programação passa pelo Primeiro Festival de Videodança Vertical de Campinas, com curadoria do Grupo TEIA, ciclos especiais sobre música, documentários brasileiros, clássicos nacionais e internacionais, como “Acossado”, de Jean-Luc Godard, entre outros.

“A Vida de Galileu”, de Joseph Losey, “Sócrates”, de Roberto Rossellini, “Festa”, de Ugo Giorgetti e “O Enigma de Kaspar Hauser”, de Werner Herzog, são outros destaques.

As exibições no MIS são gratuitas e seguidas de debate.

Veja abaixo a programação completa:

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
CICLO SEMANA MUSICAL
Curadoria: LAERTE ZIGGIATTI & RALF GIESSE
Segunda-feira, 02 de dezembro, 19h30
1ª exibição: Leonard Cohen – I’m Your Man – Para aqueles não familiarizados com o poeta, cantor e compositor canadense Leonard Cohen, morto em 2017, este filme é um registro cativante de sua música e um retrato íntimo de um artista singular, uma viagem através de suas canções, poemas e reminiscências. As músicas foram gravadas por outros artistas como um tributo a Cohen. O documentário alterna filmagens domésticas, entrevistas e várias apresentações de outros cantores, como Antony e Nick Cave. Leonard Cohen só aparece cantando no final acompanhado pela banda U2. Dir. Lian Lunson. Canada, 2005. 103 min.
Classificação indicativa: Livre

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Primeiro Festival de Videodança Vertical de Campinas
Curadoria: Grupo TEIA (Lígia Villaron, Natália Beserra e Murilo Augusto)
Data: Terça-feira, 03 dezembro, 19h
Programação:
19h -19h30 – Abertura
19h30 – 20h15 – Mostra
20h15 – 21h30 – Mesa: Novos formatos na videodança
Videodanças selecionadas:
Bizarro Corporal, TKuri (6’24”)
Bizarro Corporal é uma provocação visual, uma proposta artística irreverente e desprovida de vernizes de beleza e elegância técnica. Ao fragmentar o corpo feminino, explora possibilidades lúdicas de movimentação, gerando curiosidade. Ao revelar e aproximar as sutis deselegâncias normalmente negligenciadas pela cultura, coloca em cheque as imagens da mulher de que são povoadas as mídias urbanas, desde há muitas décadas. O contraste é visceral e pode causar o desconforto na apreciação. A trilha sonora foi originalmente composta para o espetáculo Corpo, Espaço, Ação!, de direção da artista, cuja temática é a necessidade de desmecanização dos corpos controlados e massificados pelo cotidiano contemporâneo. Como uma continuidade da pesquisa, Bizarro Corporal vai suscitar a desmecanização do olhar, ampliando possibilidades relacionais cognitivas na imagem do corpo.

Além da Tela, Daniela Alvares Beskow (4′)
Celulares são muito úteis e facilitam nossa vida. Mas será que não estamos olhando tempo demais para a telinha? Nossas vidas não cabem em uma tela de celular, somos muito mais. Além da tela é um convite à desligarmos os celulares e olharmos para o mundo à nossa volta.

ImproPOINTE, Brissia Dias (2’22”)
A videodança ImproPOINTE é uma sequência de registros de improvisos e sequências que tece um paralelo entre a repetição e o delírio. De maneira sutil, o vídeo retrata a relação da bailarina com a perfeição, esgotamento, levando ao delírio.

só as vaca online.mp4, Arik (1’16”)
Videodança e recortes de filmagens realizadas em uma viagem para Itupeva. Desses registros recortados e com um pouco da proposta da glitch art, só as vaca online.mp4 é quase um vídeoclip demo.

porta do banheiro: estudos para verticalidade (sem qualquer pretensão de casualidade), Ana C. (3’07”)
Casa. Tempo demais na frente do espelho. Composição espacial e brincadeira.

*Todas as produções são brasileiras e de 2019.
Classificação indicativa: Livre

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
CICLO SEMANA MUSICAL
Curadoria: LAERTE ZIGGIATTI & RALF GIESSE
Quarta-feira, 04 de dezembro, 16h
2ª exibição: Smile. O compositor Brian Wilson, líder dos Beach Boys, foi convencido a recuperar o projeto de gravação do album Smile, de 1966, rejeitado na época pelos membros da banda. A primeira parte do documentário é o making of dos trabalhos de estúdio desenvolvidos para a gravação do CD, em 2004. A segunda parte é o concerto de estréia do álbum no Royal Festival Hall, em Londres, no mesmo ano. Participam do evento os músicos reunidos por Brian Wilson para os trabalhos de estúdio. Entre outros petiscos, uma cena curiosa: Brian Wilson beija a mão de Paul McCartney nos bastidores do show. Dir. David Leaf e John Anderson. EUA, 2005, 159 min.
Classificação indicativa: Livre

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Quarta-feira, 04 de dezembro, 19h3O
Título: Projeto Experimental: Vidas Viradas – A história de pacientes com doenças incuráveis
Orientação: Edson Rossi
Reportagem: Nathalia Lino, Vinicius Oliveira e Bárbara Carvalho
Edição de Texto: Nathalia Lino, Vinicius Oliveira
Grupo: Bárbara Carvalho, Nathalia Lino, Vinicius Oliveira
Imagens: João Queiroz
Edição: Jeferson Rodrigo Manhani / Marcelo Prata
Sinopse: Vidas Viradas – A história de paciente com doenças incuráveis, é um documentário acadêmico sobre a história de seis pacientes com doenças incuráveis. Com filmagens que buscam valorizar o testemunho dos pacientes, que relatam como tiveram a ressignificação de suas vidas, após serem diagnosticados com enfermidades consideradas incuráveis na perspectivas da medicina. A obra é uma tentativa de gerar reflexão, emoção e identificação nos telespectadores, em torno da vida e até mesmo da morte, muitas vezes vista como um tabu e um tema pouco abordado no dia a dia, qual as pessoas têm receio de discutirem sobre. Gerando assim, uma representação social, que permite o público relacionar os relatos com suas experiências, seja por familiares, amigos ou si próprio, que também também enfrenta uma doença terminal. O filme tem no testemunho oral dos personagens, a história de cada um, que relatam sobre a organização social, relações familiares e com amigos, isolamento, religiosidade e como tiveram uma nova perspectiva da vida. Seis pessoas foram ouvidas, sendo três homens e três mulheres, Erica Costa Carvalho, 46 anos e Aparecida Cardoso – 64 anos, ambas foram diagnosticadas com metástase e Edevanir Correia de Souza – 59 anos, foi identificada com AIDS. Agenor Russo – 83 anos, teve um AVC, Olair Lopes de Campos – 82 anos, com problema crônico renal e Henrique Ribeiro –38 anos, descobriu a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), aos 28 anos. O documentário ainda relaciona todas esses depoimentos, com as fontes especialista. São elas, a psicóloga Raquel Alves, mestre em luto pela universidade de Portugal, o neurocirurgião Telmo Belsuzarri e o teólogo Hiran Pimentel. “Vidas Viradas” é um trabalho produzido pelos alunos do 4º ano de jornalismo da PUC-Campinas
País: Brasil
Ano: 2018
Duração: 26 minutos e 58 segundos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
CICLO SEMANA MUSICAL
Curadoria: LAERTE ZIGGIATTI & RALF GIESSE
Quinta-feira, 05 de dezembro, 16h
3ª exibição: Lifelines – Peter, Paul and Mary – Neste documentário feito para a televisão, em 1996, um dos principais grupos do folk revival dos anos 60 reuniu convidados muito especiais, todos eles do primeiro time da música tradicional norte-americana: Odetta, Richie Havens, John Sebastian, Tom Paxton, Dave Van Ronk, e dois remanescentes dos lendários The Weavers, Ronnie Gilbert e Fred Hellerman, o grupo pioneiro do folk revival surgido no início dos anos 50 e inspirador do trio em questão. Dir. William Cosel. EUA, 1996. 95 min.
Classificação indicativa: Livre

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Curadoria: Marcos De Vuono
Quinta-feira, 05 de dezembro, 19h
Título: Inphernus
Direção: Marcos De Vuono
1 assistente de direção: Rafael Santin / 2 assistente de direção: Ronaldo Santiago
Sinopse: Um homem motivado pela sede de vingança começa a caçar as pessoas que ele acredita que fizeram algum mau para ele. De uma maneira aterrorizante ele começa mexer com as vidas e mentes das pessoas que segue.
Roteiro: Marcos Vigani, Rafael Santin
Preparação de elenco: Henrique Sattin
Direção de Fotografia: Marcos Franco
Edição: Camila Penoni
Direção de Som, mixagem e desenho de som: Guga Lourenço
Elenco: Glauce Graieb…….. Gabriela / Jonathan Camilo ……… Bruno / Marcos De Vuono … Dante Mirella Matyniak……….Eugênia / Rafael Santin……… Anselmo, Ruben Terranova ……….Drº Obaid
País: Brasil
Ano: 2014
Duração: 25 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato
Sexta-feira, 06 de dezembro, 15h
Título: O Mensageiro do Diabo – The Night of the Hunter
Direção: Charles Laughton
Sinopse: Ambientado na West Virginia, nos Estados Unidos dos anos 30, o filme se passa às margens do Rio Ohio. Em uma penitenciária, o detento Harry Powell (Robert Mitchum) descobre que Ben Harper (Peter Graves), um homem condenado à morte, escondeu 10 mil dólares em alguma parte de sua casa. Powell é um assustador serial killer que se diz reverendo e pregador. Após a execução do colega e a obtenção da sua liberdade, Powell vai em busca da pequena fortuna deixada por Harper, encontrando a viúva, Willa (Shelley Winters), e seus dois filhos, John (Billy Chapin) e Pearl (Sally Jane Bruce). Charles Laughton, importante ator entre os anos 30 e 60, em filmes como Spartacus e O Corcunda de Notre Dame, não tinha grande afeição por crianças e passou a Robert Mitchum a tarefa de rodar várias cenas protagonizadas pelo elenco infantil do filme. Baseado no romance homônimo escrito por Davis Grubb.
País: EUA
Ano: 1955
Duração: 93 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Programação Especial
Ciclo “Cinema & Literatura”
curadoria: Ricardo Pereira
Sexta-feira, 06 de dezembro, 19h30
Título: CONTATO
Direção: Robert Zemeckis
Sinopse: Desde menina, Ellie Arroway (Jodie Foster) sempre buscou indícios de outras vidas no universo, deixando de lado sua vida particular e até
mesmo o amor do teólogo Palmer Joss (Matthew McConaughey). Quando
recebe uma mensagem do espaço por meio de uma máquina que permite o
contato com extraterrestres, ela confirma sua teoria e reivindica ser
escolhida para a missão, mesmo que para isso tenha que correr risco de
vida. Baseado no romance homônimo de Carl Sagan. Colorido.
País: EUA
Ano: 1997
Duração: 150 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo ECCOS em Movimento: Consciência Política
Curadoria: Associação ECCOS/ Curadoria: Rodrigo Lara e Alzira Oliveira
Sábado, 07 de dezembro, 16h
Título: A Negação do Brasil
Direção: Joel Zito Araújo
Sinopse: O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país. Prêmio Melhor Filme da Competição Brasileira do 6o. Festival Internacional de Documentários – É Tudo Verdade (São Paulo/RJ) – 2001.
País: Brasil
Ano: 2000 Duração: 92 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Programação Cine Resista / Documentários Brasileiros Curadoria: Fernanda Viana e Tatiane Malta
Sábado, 07 de dezembro, 19h30
Título: Enquanto a Liberdade não canta – a redução da maioridade penal
Direção: Gabriela Moncau e Joana Moncau.
Sinopse: O documentário “Enquanto a liberdade não canta – a redução da maioridade penal” contribui para o atual debate sobre a diminuição da idade penal e a realidade do sistema carcerário no Brasil pela voz, sobretudo, daqueles que vivem na pele essa realidade. O filme traz fragmentos de vida, opiniões e sonhos de jovens e seus familiares
País: Brasil
Ano: 2015 Duração: 23 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
CICLO SEMANA MUSICAL
Curadoria: LAERTE ZIGGIATTI & RALF GIESSE
Segunda-feira, 09 de dezembro, 19h30
4ª exibição: Secret World Live. Concerto de Peter Gabriel, ex-integrante e co-fundador do Genesis, filmado na Itália. Gabriel exibe toda sua criatividade musical e ilusionista, utilizando efeitos especiais surpreendentes. Dir. Peter Gabriel. Reino Unido, 1993. 132 min.
Classificação indicativa: Livre

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Terça-feira, 10 de dezembro, 19h30
Título: O Incerto do Sim
Direção e Roteiro: Rafael Fermino Beverari
Edição: Caio Polesi, Rafael Fermino Beverari
Fotografia: Bruno Mello Castanho, Flavio Galvão, José Douglas dos Santos Silva, Lucas Guerra, Marcel Carneiro
Fotos de Cena: Victor Carvalho
Som: Renata Saito, Samuel Gambini, Tabita Tiede Lopes
Intérpretes / Criadores da Dança: Fernanda Ferfila, Guma Muliterno
Arte Gráfica: Felipe Salem, Sergio Verine
Sinopse: O filme conta a trajetória do professor Tonhão por entre as barricadas do cotidiano. A máscara, o punho erguido e a palavra de (des)ordem nos conduz aos conflitos da luta de classes nas escolas, hospitais, fábricas e sindicatos. Entre o incerto do sim e a certeza do não, Tonhão percorre as pelejas da vida munido de pedras, noites e poemas.
País: Brasil
Ano: 2019
Duração: 25 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 15 anos.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
CICLO SEMANA MUSICAL
Curadoria: LAERTE ZIGGIATTI & RALF GIESSE
Quarta-feira, 11 de dezembro, 16h
5ª exibição: Neil Young – Heart of Gold – O cantor e compositor Neil Young revisita suas raízes com uma apresentação no auditório Ryman, em Nashville (EUA), lar do histórico Grand Ole Opry, um programa de rádio que divulgou a música country na América, entre 1943 e 1974. Young passeia pela capital do country em um Chevy 1959, relatando a importância do Grand Ole Opry para afirmação dessa tradição musical na América, que ele incorporou como ninguém em sua formação. O trajeto de Neil Young por Nashville culmina com a apresentação no auditório Ryman, onde ele, seu grupo e a cantora Emmylou Harris se apresentam como uma autêntica banda country. Dir. Jonathan Demme. EUA, 2005. 103 min.
Classificação indicativa: Livre

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Quarta-feira, 11 de dezembro, 19h30
Título: O Coringa do Cinema
Direção: Sérgio Kieling
Sinopse: Virgílio Roveda é um homem que dedicou sua vida ao cinema, seja como diretor de fotografia, câmera, assistente, diretor de produção e até produtor. Inspirado no livro de Matheus Trunk, O Coringa do Cinema conta a história deste profissional e da produção cinematográfica Paulista nos últimos 50 anos. O filme recebeu o prêmio de melhor filme do júri e melhor filme do público na edição 2019 do Santos Film Fest.
País: Brasil
Ano: 2019
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
CICLO SEMANA MUSICAL
Curadoria: LAERTE ZIGGIATTI & RALF GIESSE
Quinta-feira, 12 de dezembro, 16h
6ª exibição: The Who Live at the Royal Albert Hall. Eletrizante performance do The Who, síntese de sua carreira, com trechos de “Tommy”, “Who’s Next” e “Quadrophenia”, a mesma garra e energia que consagraram os shows ao vivo do grupo. Convidados especiais: Noel Gallagher (Oasis), Eddie Vedder (Pearl Jam) e Paul Weller (The Jam). Dir. Dick Carruthers. Reino Unido, 2000. 144 min.
Classificação indicativa: Livre

Pink Floyd Live At Pompeii

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
CICLO SEMANA MUSICAL
Curadoria: LAERTE ZIGGIATTI & RALF GIESSE
Quinta-feira, 12 de dezembro, 19h30
7ª exibição: Pink Floyd Live At Pompeii – O potencial imenso das composições e arranjos do Pink Floyd de conduzir o ouvinte a criar imagens é capturado eficazmente pelas lentes do cineasta nas ruínas e no anfiteatro romano da cidade de Pompéia, combinando as imagens do local com o som luminoso da banda. Dir. Adrian Maben. Reino Unido, 1971. 92 min.
Classificação indicativa: Livre

Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato
Sexta-feira, 13 de dezembro, 15h
Título: Acossado
Direção: Jean-Luc Godard
Sinopse: Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem.
País: França
Ano: 1959/60
Duração: 89 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

O Enigma de Kaspar Hauser, de Werner Herzog

Cineclube Outubro – “Outros outubros virão, outras manhãs plenas de sol e de luz” (Milton Nascimento; Fernando Brant e Márcio Borges. Música: O que foi feito de Vera)
Sexta-feira, 13 de dezembro, 19h
Título: O Enigma de Kaspar Hauser
Direção: Werner Herzog.
Sinopse: Um homem jovem chamado Kaspar Hauser (Bruno S.) aparece de repente na cidade de Nuremberg em 1828, e mal consegue falar ou andar, além de portar um estranho bilhete. Logo é descoberto que sua aparição misteriosa se deve ao fato de que ele ficou trancado toda sua vida em um cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Quando ele é solto nas ruas sem motivo, muitas pessoas decidem ajudá-lo a se integrar na sociedade, mas rapidamente Kaspar se transforma em uma atração popular. Baseado em uma história real que aconteceu na Alemanha Ocidental no século XIX. Vencedor da Grande Prêmio do Júri em Cannes.
País: Alemanha
Ano: 1974 Duração: 110 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo Mulheres na Direção
Curadoria: Nayara Gomes Lopes
Sábado, 14 de dezembro, 16h
Título: Mais uma chance – Private Life
Direção: Tamara Jenkins.
Sinopse: Na casa dos 40 anos, uma autora (Kathryn Hahn) se submete a várias fertilizações, pois deseja ser mãe. A situação acaba colocando em risco o relacionamento dela com o marido (Paul Giamatti), um produtor teatral e dono de um negócio, que está cansado de tentar ajudar a esposa a engravidar.
País: EUA
Ano: 2018 Duração: 127 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

A Vida de Galileu, de Joseph Losey

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Sábado, 14 de dezembro, 19h30
Título: A Vida de Galileu
Direção: Joseph Losey
Sinopse: Galileo (Topol) foi uma das figuras mais importantes da história da humanidade. No século XVII D.C. foi um dos responsáveis pela fundação da ciência moderna. Apoiando a teoria de Copérnico, em que a Terra girava em torno do Sol, criou um conflito com a Igreja Católica, que o ameaçou de tortura e morte. Joseph Losey foi responsável pela direção da peça original da Broadway de Galileo, em 1947, com Charles Laughton no papel-título e o próprio Brecht contracenando com ele.
País: EUA
Ano: 1975 Duração: 145 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Sócrates, de Roberto Rossellini

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Curadoria: Adriano de Jesus
Segunda-feira, 16 de dezembro, 19h30
Título: Socrates
Direção: Roberto Rossellini
Sinopse: cinebiografia de Sócrates (470 – 333 a.C.), um dos maiores filósofos da Humanidade. Rossellini mostra o final da vida de Sócrates, em especial seu julgamento e sua condenação à morte, com destaque para os célebres diálogos socráticos – ‘Apologia’, discurso de defesa do filósofo; ‘Críton’, em que um dos seus discípulos tenta convencê-lo a fugir da prisão; e ‘Fédon’, com seus últimos ensinamentos antes de tomar a cicuta.
País: Espanha, Itália, França
Ano: 1971
Duração: 120 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo “Curta Curtas”
Curadoria: Celly Siqueira Martins
Terça-feira, 17 de dezembro, 19h30
Ciclo “Curta Curtas”
Mostra “Tóquio Vista de Fora: sob a visão de três cineastas estrangeiros”
Curadoria: Celly Siqueira Martins

Título: “Tokyo!”
Interior Design
Direção: Michel Gondry
Sinopse: Um jovem casal tenta se adaptar à cidade de Tóquio. Este é o primeiro de três curtas-metragens do filme “Tokyo!”.
País: Japão
Ano: 2008 Duração: 36 minutos

Merde
Direção: Leos Carax
Sinopse: Uma misteriosa criatura espalha pânico nas ruas de Tóquio com seu comportamento perturbador e destrutivo. Este é o segundo de três curtas-metragens do filme “Tokyo!”.
País: Japão
Ano: 2008
Duração: 39 minutos

Shaking Tokyo
Direção: Bong Joon-ho
Sinopse: Por mais de 10 anos, um rapaz tem sido um hikikomori, vivendo isolado no seu apartamento. Quando uma jovem entregadora de pizza desmaia em sua casa durante um terremoto, o impensável acontece: ele se apaixona. Este é o terceiro de três curtas-metragens do filme “Tokyo!”.
País: Japão
Ano: 2008
Duração: 30 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Quarta-feira, 18 de dezembro, 19h30
Título: Caro, Bernardo
Diretores: Lucas Silveira e Rauany Nunes Farias
Produtora: Habitante Filmes
Sinopse: Através de uma releitura artística, o filme, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria da Cultura e FICC – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas, propõe uma reflexão e uma consequente homenagem à obra de Bernardo Caro, influente artista que utilizou seu conhecimento nas mais variadas técnicas a fim de deixar um legado cultural carregado de discussão social e um forte incentivo aos amantes das artes.
País: Brasil
Ano: 2019
Duração: 21 minutos
Classificação indicativa: Livre

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Curadoria: Luiza Pasim
Quinta-feira, 19 de dezembro, 19h
Título: A JÓIAS DA PRINCESA: Sílvia Brandalise
Direção: Ariane Porto
Diretora de Produção: Luiza Pasim
Sinopse: O documentário Silvia Brandalise tem como base a estória de vida e a personalidade da mulher que, há décadas desenvolve um trabalho à frente de uma equipe que vem mudando e salvando a vida de milhares de crianças. Projeto realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretária de Cultura e fundo de investimentos Culturais de Campinas – Premiado no FICC em 2016.
País: Brasil
Ano: 2018
Duração: 25 minutos
Classificação indicativa: Livre

Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato
Sexta-feira, 20 de dezembro, 15h
Título: Contos de Natal – A Christmas Carol ; Scrooge
Direção: Brian Desmond Hurst
Elenco: Alastair Sim, Hermione Baddeley, John Charlesworth, Kathleen Harrison e George Cole
Sinopse: O escocês Alastair está bem no papel do avarento Scrooge. A obra inglesa é uma das melhores adaptações já feitas do clássico de Dickens. Com uma ótima fotografia em preto e branco, o filme explora muito bem as facetas do personagem principal, utilizando um bem elaborado sistema sonoro que funciona bem e acaba sendo um elemento fundamental na história. Aqui o humor é mais contido e os personagens são mais soturnos (em especial os fantasmas).
País: 1951
Ano: Inglaterra
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

FESTA, de Ugo Giorgetti

Ciclo “Revisão do Cinema Brasileiro”
curadoria: Ricardo Pereira
Sexta-feira, 20 de dezembro, 19h30
Título: FESTA
Direção: Ugo Giorgetti
Elenco: Com Jorge Mautner, Adriano Stuart, Antonio Abujamra, José Lewgoy, Ney Latorraca, Otavio Augusto e Patricia Pilar.
Sinopse: Um tocador de gaita, um jogador de sinuca e o velho assistente deste são contratados para animar uma festa numa mansão. Eles ficam aguardando um chamado no salão de jogos da casa, sem serem admitidos ao andar superior, onde acontece a festa. Durante a espera eles discutem sua situação e têm contato com garçons e empregados, todos dirigidos por um mordomo autoritário. Colorido.
País: Brasil
Ano:1989
Duração: 82 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Curadoria: Adriano de Jesus
Sábado, 21 de dezembro, 16h
Título: Anno Uno – O Nascimento da Democracia Italiana
Direção: Roberto Rossellini
Sinopse: O filme acompanha a trajetória de Alcide De Gasperi (1881-1954), desde 1944 – quando os expoentes dos partidos antifascistas começam a tecer o futuro político da Itália – até 1954, ano de falecimento do líder da Democracia Cristã Italiana. Com rigor histórico e realismo, Rossellini realiza um polêmico retrato da Itália do pós-guerra.
País: Itália
Ano: 1974
Duração: 118 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 15 anos.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Curadoria: Adriano de Jesus
Sábado, 21 de dezembro, 19h30
Título: O Absolutismo – A Ascensão de Luis XIV – La prise de pouvoir par Louis XIV
Direção: Roberto Rossellini
Sinopse: O Absolutismo – A Ascensão de Luís XIV, superprodução histórica do mestre Roberto Rossellini sobre os primeiros anos do reinado do “Rei Sol”, Luís XIV (1643-1715), o maior monarca absolutista da França. Com seu apaixonante realismo, Rossellini realiza uma impecável reconstituição de época, mostrando episódios históricos, como a construção do Palácio de Versalhes, e o cotidiano da corte real, com seus exuberantes banquetes. Uma indispensável lição de história.
País: França
Ano: 1966
Duração: 94 minutos
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Museu da Imagem e do Som – Campinas
Palácio dos Azulejos
Rua: Regente Feijó, 859 – (19) 3733 8800
Programação sujeita a alterações
Entrada gratuita (32 lugares)

(Carta Campinas com informações de divulgação)