A exposição Visões? estará aberta ao público até o dia 17 de dezembro, com visitação gratuita das 9h às 18h30, no Espaço Cultural Casa do Lago na Unicamp.

A exposição transita pelo universo dos sonhos e propõe reflexão sobre o processo criativo da arte: Qual o seu lugar? Esse questionamento central da vida e da pesquisa fotográfica do mestrando Cassios Nogueira foi uma das bases para a construção da exposição Visões?.

Da pesquisa de mestrado, realizada no Instituto de Artes da Unicamp, surgiu a narrativa fotográfica Visões?, exposição concebida a partir de um dos experimentos fotográficos no qual a imagem mental (criada ou até recebida) ganhou forma antes da percepção de seus possíveis conceitos e, a partir disso, a construção imagética e a própria palavra ‘visão’ assumiram força poética, trazendo seus múltiplos significados.

Segundo Nogueira, a narrativa fotográfica busca dialogar diretamente com a pesquisa de mestrado realizada no Instituto de Artes da Unicamp, cujo objetivo principal é investigar um processo de criação em fotografia que usa como uma das bases os estudos junguianos referentes à energia psíquica. Nesse percurso, o universo particular de três personagens é explorado, deparando-se com a memória, os sonhos, os símbolos, o tempo e outras sensibilidades a partir dos questionamentos: Qual o seu lugar? Será possível decodificar? Recodificar? Materializar? Criar novas leituras, novos mundos para esses ‘lugares’ a partir da construção imagética?

A pesquisa é orientada pelo Prof. Dr. Filipe Salles.

Nascido e criado no estado de Rondônia, Cassios também associa essa investigação imagética à sua avó materna, Dona Raimunda que, mesmo analfabeta, explorava seu mundo onírico de forma única, por meio da contação de histórias. O elemento que acompanhou toda a infância do artista também foi essencial para despertar uma aproximação direta com o imaginário e com os sonhos que formaram sua consciência do mundo e do seu próprio ‘corpo’ imagético.

Para o autor, a fotografia simultaneamente é espelho e camada desses ‘mundos possíveis’ e torna-se pele em um corpo de significados. “A imagem sempre me afetou. Acredito que pelo seu caráter mais complexo: o da significação”. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição fotográfica Visões?

Período do evento: 28/11/2019 a 17/12/2019

Visitação Gratuita