Depois de muita pesquisa, entrevistas e até a releitura de uma das obras do artista, o documentário em homenagem a Bernardo Caro terá seu evento de estreia em Campinas. Com o nome de “Caro, Bernardo”, o filme mostra toda a influência cultural trazida por ele para Campinas.

Sempre, Bernardo Caro (Foto: Divulgação)

O evento de lançamento do documentário tem entrada gratuita e acontece no dia 12 de dezembro no Teatro do SESI Amoreiras a partir das 19h. Haverá uma recepção com exposição de obras de Bernardo Caro, além da exibição do documentário, seguido de um bate-papo com os realizadores do projeto.

Para ressaltar a importância de sua obra e homenagear a carreira como artista, professor e mobilizador cultural, o documentário propõe uma releitura de uma das obras de Bernardo Caro, o Sempre. A obra foi premiada na 13ª Bienal de São Paulo em 1975 e depois foi exposta em Campinas, onde completou seu ciclo após gerar reflexões e debates acerca de nossa existência e de nossa relação com a arte.

Todo o processo aconteceu entre os meses de julho e agosto no Museu da Cidade e foi documentado com entrevistas e imagens do trabalho artístico, sendo montados com imagens de arquivo da obra original.

Para Lucas Silveira e Rauany Farias, diretores do filme, o documentário tem intenção de criar uma experiência forte o suficiente para despertar memórias ligadas ao Bernardo. “Começamos o filme incentivados pelo próprio Bernardo Caro. Com a notícia do seu falecimento o que, inicialmente, era só uma ideia virou uma missão. Uma missão que durou quase cinco anos. Agora, finalmente, vamos conseguir estreá-lo. Esse filme é, em primeiro lugar, uma homenagem a ele, que sempre inspirou muito as pessoas. Estamos muito felizes em poder apresentá-lo ao público agora.”, diz Lucas.

O projeto é produzido pela Habitante Filmes e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas com financiamento pelo edital municipal de cultura, o FICC (Fundo Investimento Culturais de Campinas). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exibição do documentário Caro, Bernardo

Data: 12 de dezembro

Local: Teatro do SESI Amoreiras – Av. das Amoreiras, 450 – Parque Italia, Campinas

Horário: 19h

Entrada Gratuita