Em São Paulo – Até o dia 12 de janeiro de 2020, pode ser vista no Instituto Tomie Ohtake a exposição “Somos” – Fotos por Bob Wolfenson.

Drags, Bob Wolfenson

A exposição traz uma série de fotos assinada por Bob Wolfenson, fotógrafo convidado a desenvolver no Brasil a campanha global “Somos Mais Juntos”. Entre as oito obras reunidas, duas são inéditas, concebidas especialmente para a exposição. Em grandes formatos numa escala que remete ao outdoor e aos estímulos visuais de uma cidade, o conjunto reunido em um espaço expositivo permite que as obras sejam contempladas fora do ritmo acelerado do dia-a-dia das pessoas. Além disso, a potência das fotos de Wolfenson é acompanhada de vídeos inéditos que aprofundam as diferentes narrativas condensadas em sua lente.

A campanha “Somos mais juntos”, a primeira promovida pelo Facebook, traz histórias reais de pessoas que se unem a partir de seus interesses e experiências por meio dos Grupos dessa rede social. A ferramenta ganhou extrema relevância como elo de conexão dos mais diferentes perfis. “Dar cara” a esses grupos ou, mais precisamente, descobrir qual a cara de seus participantes motivou a produção da série fotográfica reunida nesta exposição. 

Como grande parte do trabalho de Wolfenson, a dimensão ficcional que perpassa os trabalhos corrobora a nossa compreensão dos elementos que os agrupam. Há no todo uma espécie de mitologia que perpassa esses personagens e nos remetem às locações cuidadosamente escolhidas para os cliques. Da caracterização da cena à criteriosa elaboração do figurino, as imagens aludem a um contexto muito mais calcado no imagético que temos desses grupos do que em uma veracidade do registro fotojornalístico e seus ditames do real. 

Esta proposta do Facebook dialoga com outro trabalho de Wolfenson, “Nosoutros”, realizado entre 2012 e 2017. O fotógrafo lançou-se a um percurso por vários países e populações na ambição de criar painéis representativos de identidades humanas diversas. As fotografias capturadas explicitam a diversidade dessas culturas, etnias e procedências e nos coloca na condição de completar a narrativa sobre o cotidiano e costumes desses indivíduos.

Mais que um panorama sobre como promover grupos no mundo digital, esta exposição é um depoimento e uma apologia ao encontro. Afinal, nada mais potente do que a possibilidade de articulação do ser em sua pluralidade. “Somos” é uma aposta na casualidade.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)