Nos próximos dias 05/12 (quinta-feira) e 06/12 (sexta-feira), às 21h, e nos dias 07/12 (sábado) e 08/12 (domingo), às 20h, o Curso Livre de Teatro – Turma 2019 apresenta “Bierdermann e os incendiários”,  no Barracão Teatro em Barão Geraldo.

O espetáculo é uma livre adaptação do texto de Max Frisch traduzido por Alexandre Krug. Trata-se de uma peça voraz e necessária para tempos tão difíceis.

Em 2019, o Curso Livre de Teatro em Barão Geraldo completa 14 anos. Comandado por Eduardo Brasil e Ana Clara Amaral, o público pode conferir o resultado deste processo cênico realizado ao longo de oito meses em uma micro temporada no Barracão Teatro.

Neste ano, as atrizes e atores aprendizes apresentarão uma montagem que propõe um diálogo com acontecimentos da atualidade. Incêndios, assassinatos, fake news, distorção das relações de classe, a construção de uma narrativa geradora de medo e instabilidade, idéias que não correspondem aos fatos, tudo isso cabe nesta alegoria de Biedermann.

A montagem toca o tema da alienação. O texto de Max Frisch apresenta uma dialética marcada pelo tom paródico, com ares nonsense e do teatro do absurdo. Escrita em 1953, a peça é vista como uma metáfora da chegada ao poder do nazismo e partindo da perplexidade que tal fato provocou (“como é que aquilo pôde acontecer?”). No seu registo irônico, na sua aparente simplicidade, a alegoria de Biedermann confronta-nos com o fato de a instalação do medo ser o primeiro sintoma das democracias em perigo.

A narrativa é simples: vários incêndios assustam a cidade. Um clima de pavor e desconfiança atinge a todos. Um desconhecido pede abrigo na casa de Cândido Biedermann. O pequeno-burguês cheio de culpas e movido por ‘bons sentimentos’ decide hospedá-lo. Pouco depois Biedermann descobre que o hóspede trouxe consigo mais um amigo e galões de gasolina. O Coro de Bombeiros tenta adverti-lo do perigo, mas é inútil. Mesmo diante de todas as evidências, Biedermann mostra-se incapaz de agir e detona sua própria tragédia. Um “epílogo no inferno” dá conta da ausência de uma verdadeira justiça.

As senhas serão distribuídas uma hora antes do espetáculo. O ingresso é no chapéu.

Sinopse: A insegurança está instalada: vários incêndios assustam os moradores da cidade. A premissa são vendedores ambulantes acolhidos nas casas do cidadãos que veem sua propriedade arder em chamas. Não é diferente com Cândido Bierdermann, o pequeno burguês. O comerciante recebe alguns hóspedes em sua casa que trazem galões de gasolina e o coro de bombeiros tenta adverti-lo. A trama está instaurada. A cidade cairá em chamas? Bierdermann e sua esposa Babette, sobreviverão a esta tragédia?

Ficha Técnica

Texto: Max Frisch

Tradução: Alexandre Krug

Adaptação: Eduardo Brasil e Ana Clara Amaral

Direção geral: Eduardo Brasil e Ana Clara Amaral

Encenação: Eduardo Brasil e Ana Clara Amaral

Direção musical: Laércio Miranda

Preparação vocal: Ana Cavalcanti

Elenco: Adriano Lemos, Ana Cavalcanti, Anaí Cacilhas, Edson Domingos, Felipe Polonio, Gabryela Duarte, Giselle Freitas, Guilherme Oronto, Jaqueline Beatriz, Jussara Melo, Laércio Miranda, Lucilene Land e Marina Faria.

Desenho de luz: Eduardo Brasil

Operação técnica: Eduardo Brasil

Cenografia: Eduardo Brasil

Figurinos: O grupo

Maquiagem: Eduardo Brasil e Ana Clara Amaral

Idealização das perucas: Marina Faria

Apoio na confecção das perucas: o grupo e Marcela Vianna

Adereços em jornal: Giselle Freitas e Marina Faria

Arte Gráfica: Marina Faria

Divulgação: Jaqueline Beatriz

Bierdermann e os incendiários

Dias: 05 a 08/12 (quinta a sábado) Horário: 05 (quinta) e 06 (sexta-feira) às 21h e 07 (sábado) e 08 (domingo), às 20h. (retirada de senhas uma hora antes)

Local: Barracão Teatro Endereço: Eduardo Modesto, 128 – Barão Geraldo Indicação etária: 12 anos Duração: 90 min

(Carta Campinas com informações de divulgação)