2019: ano sinônimo da luta por direitos

.Por Alexandre Padilha.

Enfim, estamos há poucos dias de 2019, ano em que dias pareceram ser mais longos que o normal. Lembro-me da preocupação e responsabilidade que senti ao tomar posse para o meu primeiro mandato de deputado federal na Câmara dos Deputados, em fevereiro. Sabia que a partir daquele momento a população do estado de São Paulo se sentiria representada por mim no Congresso Nacional.

(foto Alice Carvalho)

Tivemos um ano de muita denúncia e várias vitórias em defesa da saúde pública, da educação, da juventude e cultura. Resistimos e conseguimos derrubar algumas medidas anunciadas por um governo que exalta políticas antidemocráticas, ditatura militar, e desrespeita as mulheres, população indígena e negra e os trabalhadores e trabalhadoras.

Derrotamos a ideia de colocar as terras indígenas sob o comando do Ministério da Agricultura, do registro sindical ficar sob responsabilidade do Ministério da Justiça, não permitimos o fim do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), da tentativa de destruir o Microempreendedor Individual (MEI) para trabalhadores/empreendedores da cultura, lutamos por mais recursos para a saúde dos municípios aprovando o orçamento para 2020 com aumento de R$ 5,9 bi a mais para área, contrariando a proposta original do governo que avaliava redução de R$ 200 mi para o próximo ano, muito abaixo do mínimo constitucional.

Batalhamos e vamos continuar resistindo para que as áreas mais vulneráveis do país tenham mais médicos, para que os índices de mortalidade materna e infantil tenham redução, para que os direitos trabalhistas, previdenciários, das mulheres e da população LGBT sejam respeitados.

Não é fácil ver a população brasileira sem acesso aos direitos básicos e arduamente conquistados, ver os jovens deixando de lado o sonho da formação profissional porque não conseguem mais se manter no curso universitário, ver a população perder o sonho da casa própria com a paralisação das obras do programa Minha Casa, Minha Vida.

Foi um ano de perdas, mas também de muita resistência. Quero agradecer a todos e todas que acompanharam minha coluna ao longo deste 2019. Em 2020 permaneceremos juntos, com as baterias recarregadas para mais vitórias para trazermos de volta os direitos conquistados e aliviar ainda mais o sofrimento do povo brasileiro.

Alexandre Padilha é médico, professor universitário e deputado federal pelo PT-SP. Foi Ministro da Coordenação Política de Lula e da Saúde de Dilma e Secretário de Saúde na gestão Fernando Haddad.