Algo realmente assustador está por trás do golpe na Bolívia. Reportagem dos jornalistas Max Blumenthal e Ben Norton, do The GrayZone, relata o movimento fascista religioso por trás do golpe.

(foto de video – twitter)

Eles relatam que quando Luis Fernando Camacho invadiu o palácio presidencial abandonado da Bolívia nas horas seguintes à súbita renúncia do presidente Evo Morales, em 10 de novembro, o que estava por trás do golpe da extrema direita religiosa e fundamentalista começou a se revelar.

Com uma Bíblia em uma mão e uma bandeira nacional na outra, Camacho inclinou a cabeça em oração acima do selo presidencial, cumprindo sua promessa de limpar o patrimônio nativo de seu país do governo e “devolver Deus ao palácio queimado”.

“Pachamama nunca retornará ao palácio”, disse ele, referindo-se ao espírito andino da Mãe Terra. “A Bolívia pertence a Cristo.”

E continua a reportagem:

Praticamente desconhecido fora de seu país, onde nunca havia vencido uma eleição democrática, Camacho entrou no vazio. Ele é um multimilionário rico e poderoso nomeado nos Documentos do Panamá-Papers e um fundamentalista cristão ultraconservador, formado por um paramilitar fascista notório por sua violência racista, com base na rica região separatista da Bolívia em Santa Cruz.

Camacho também vem de uma família de elites corporativas que há muito lucra com as abundantes reservas de gás natural da Bolívia. E sua família perdeu parte de sua riqueza quando Morales nacionalizou os recursos do país, a fim de financiar seus vastos programas sociais – que cortam a pobreza em 42% e a extrema em 60%.

Antes do golpe, Camacho se reuniu com líderes de governos de direita da região para discutir seus planos de desestabilizar Morales. Dois meses antes do golpe, ele tuitou gratidão: “Obrigado Colômbia! Obrigado Venezuela! ”Ele exclamou, jogando o chapéu para a operação de golpe de Juan Guaido. Ele também reconheceu o governo de extrema direita de Jair Bolsonaro, declarando: “Obrigado, Brasil!”

Camacho passou anos liderando uma organização separatista abertamente fascista. O Grayzone editou os seguintes clipes de um documentário histórico promocional que o grupo postou em suas próprias contas de mídia social:

O candidato da oposição à presidência da Bolívia nas eleições de outubro, Carlos Mesa, é um privatizador “pró-negócios” com amplos laços com Washington. Os telegramas do governo dos EUA publicados pelo WikiLeaks revelam que ele se correspondia regularmente com autoridades americanas em seus esforços para desestabilizar Morales.

Atualmente, o Mesa é listado como especialista em um think tank com sede em DC, financiado pela USAID do governo americano, vários gigantes do petróleo e uma série de empresas multinacionais ativas na América Latina.

Evo Morales, um ex-agricultor que ganhou destaque nos movimentos sociais antes de se tornar o líder do poderoso partido político de base Movimento para o Socialismo (MAS), foi o primeiro líder indígena da Bolívia. Muito popular nas comunidades indígenas e camponesas substanciais do país, ele ganhou inúmeras eleições e referendos democráticos por um período de 13 anos.

Em 20 de outubro, Morales venceu a reeleição por mais de 600.000 votos, dando-lhe um pouco acima da margem de 10% necessária para derrotar o candidato presidencial da oposição Mesa no primeiro turno.

Especialistas que fizeram uma análise estatística dos dados de votação disponíveis publicamente na Bolívia não encontraram evidências de irregularidades ou fraudes. Mas a oposição alegou o contrário e foi às ruas em semanas de protestos e motins.

Os eventos que precipitaram a renúncia de Morales foram indiscutivelmente violentos. Gangues da oposição de direita atacaram numerosos políticos eleitos do partido MAS de esquerda. Eles então saquearam a casa do Presidente Morales, enquanto incendiaram as casas de várias outras autoridades. Os membros da família de alguns políticos foram sequestrados e mantidos reféns até que eles renunciaram. Uma prefeita socialista foi torturada publicamente por uma multidão.

Após a saída forçada de Morales, os líderes do golpe prenderam o presidente e o vice-presidente do corpo eleitoral do governo e forçaram os demais funcionários da organização a renunciar. Os seguidores de Camacho começaram a queimar bandeiras de Wiphala que simbolizavam a população indígena do país e a visão plurinacional de Morales.

A Organização dos Estados Americanos, uma organização pró-EUA fundada por Washington durante a Guerra Fria como uma aliança de países anticomunistas de direita na América Latina, ajudou a estampar o golpe boliviano. Ele pediu novas eleições, alegando que havia inúmeras irregularidades na votação de 20 de outubro, sem citar nenhuma evidência. Em seguida, a OEA permaneceu calada quando Morales foi derrubado por seus militares e os oficiais de seu partido foram atacados e violentamente forçados a renunciar.

No dia seguinte, a Casa Branca de Donald Trump elogiou com entusiasmo o golpe, anunciando-o como um “momento significativo para a democracia” e um “forte sinal para os regimes ilegítimos na Venezuela e na Nicarágua”.

Emergindo das sombras para liderar um violento golpe de extrema direita

Enquanto Carlos Mesa condenou timidamente a violência da oposição, Camacho a incentivou, ignorando os pedidos de uma auditoria internacional das eleições e enfatizando sua demanda de expurgar todos os apoiadores de Morales do governo. Ele era o verdadeiro rosto da oposição, oculto por meses atrás da figura moderada de Mesa.

Um empresário multimilionário de 40 anos do reduto separatista de Santa Cruz, Camacho nunca concorreu ao cargo. Como o líder do golpe venezuelano Juan Guaidó, de quem mais de 80% dos venezuelanos nunca ouviram falar até o governo dos EUA o ungir como suposto “presidente”, Camacho era uma figura obscura até a tentativa de golpe na Bolívia.

Ele criou sua conta no Twitter em 27 de maio de 2019. Por meses, seus tweets foram ignorados, gerando não mais que três ou quatro retweets e curtidas. Antes da eleição, Camacho não tinha um artigo da Wikipedia e havia poucos perfis de mídia nele na mídia em espanhol ou inglês.

Camacho fez um pedido de greve em 9 de julho, postando vídeos no Twitter com pouco mais de 20 visualizações. O objetivo da greve foi tentar forçar a renúncia do órgão eleitoral do governo boliviano, o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE). Em outras palavras, Camacho estava pressionando as autoridades eleitorais do governo a renunciar mais de três meses antes da eleição presidencial.

Somente depois da eleição, Camacho foi levado à ribalta e transformado em celebridade por conglomerados de mídia corporativa, como a rede de direita local Unitel, Telemundo e CNN en Español.

De repente, os tweets de Camacho pedindo a demissão de Morales estavam se iluminando com milhares de retweets. A maquinaria do golpe havia sido ativada.

Grandes empresas como o New York Times e a Reuters seguiram a unção do Camacho não eleito como o “líder” da oposição da Bolívia. Mas, mesmo quando ele chamou atenção internacional, partes importantes do ativista de extrema-direita foram omitidas.

Não mencionadas as conexões profundas e bem estabelecidas de Camacho com os paramilitares extremistas cristãos, notórios por violência racista e cartéis comerciais locais, bem como com os governos de direita em toda a região.

Foi nos paramilitares fascistas e na atmosfera separatista de Santa Cruz onde a política de Camacho foi formada e onde os contornos ideológicos do golpe foram definidos.

União UJC Juvenil Cruceñista Bolívia

Luis Fernando Camacho foi preparado pela União Juvenil Cruceñista, ou União da Juventude de Santa Cruz (UJC), uma organização paramilitarista fascista que tem sido associada a planos de assassinato contra Morales. O grupo é famoso por agredir esquerdistas, camponeses indígenas e jornalistas, ao mesmo tempo em que defende uma ideologia homofóbica profundamente racista.

Desde que Morales assumiu o cargo em 2006, o UJC fez uma campanha para se separar de um país que seus membros acreditavam ter sido ultrapassado por uma massa indígena satânica.

O UJC é o equivalente boliviano do Falange da Espanha, do RSS supremacista hindu da Índia e do batalhão neonazista de Azov da Ucrânia. Seu símbolo é uma cruz verde que possui fortes semelhanças com logotipos de movimentos fascistas em todo o Ocidente.

E sabe-se que seus membros se lançam às saudações no estilo Heil Hitler nazista.

Até a embaixada dos EUA na Bolívia descreveu os membros da UJC como “racistas” e “militantes”, observando que eles “frequentemente atacavam pessoas e instalações pró-MAS / governo”.

Depois que o jornalista Benjamin Dangl visitou os membros da UJC em 2007, ele os descreveu: “A Unión Juvenil é conhecida por derrotar e chicotear camponeses em marcha pela nacionalização do gás, atirar pedras em estudantes que se organizam contra a autonomia, jogar coquetéis molotov na estação de televisão estatal e agredir brutalmente membros do movimento sem-terra que lutam contra o monopólio da terra”.

“Quando tivermos que defender nossa cultura pela força, iremos”, disse um líder da UJC a Dangl. “A defesa da liberdade é mais importante que a vida.”

Camacho foi eleito vice-presidente da UJC em 2002, quando tinha apenas 23 anos. Ele deixou a organização dois anos depois para construir o império de negócios de sua família e subir nas fileiras do Comitê Pró-Santa Cruz. Foi nessa organização que ele foi levado para a ala de uma das figuras mais poderosas do movimento separatista, um oligarca boliviano-croata chamado Branko Marinkovic.

Em agosto, Camacho twittou uma foto com seu “grande amigo”, Marinkovic. Essa amizade foi crucial para estabelecer as credenciais do ativista de direita e forjar a base do golpe que se concretizaria três meses depois. (tradução via google tradutor)

Veja reportagem completa no Grayzone