.Por Verônica Lazzeroni.

Um projeto criado de uma experiência pessoal vem mudando vidas de muitas pessoas que estão em tratamento contra o câncer. O projeto ‘Um Novo Olhar’ distribui máscaras coloridas e com estampas para crianças, mulheres adultas e demais pacientes em tratamento no Brasil e no mundo.

Priscila Machado (foto arquivo pessoal)

A ideia aconteceu a partir da própria experiência pessoal de Priscila Machado, 31, advogada e que vivenciou situações desconfortáveis, no decorrer do tratamento contra o câncer. “Quando comecei meu tratamento contra um câncer, eu precisei utilizar as máscaras para me proteger, pois esse tipo de câncer ataca o sistema imunológico, e assim sendo comecei utilizando aquelas máscaras brancas descartáveis. Porém, quando as usava, eu notava que as pessoas me olhavam de uma forma diferente, até mesmo preconceituosa, pois provavelmente assimilavam o uso da máscara a alguma doença contagiosa”, conta Priscila Machado.

A advogada, que após exames teve o diagnóstico confirmado do câncer – do tipo linfoma não Hodgkin de Células T – relata que viveu momentos desagradáveis. “Aconteceram situações muito desagradáveis, uma delas foi quando eu estava em um local público e ao me sentar em uma cadeira, a pessoa que estava sentada na cadeira ao lado trocou de lugar para uma mais distante”, conta.

Desde esse episódio e de outros que Priscila precisou enfrentar, uma iniciativa de sua própria mãe promoveria uma mudança drástica na forma como o outro encarava a situação da Priscila – enquanto paciente – e a situação da doença e todo o tratamento contra o câncer. A mãe de Priscila, Khathia Machado, ao ver uma atriz da televisão usando máscaras coloridas, devido ao tratamento contra o câncer de mama, se sentiu inspirada em tentar costurar o mesmo tipo de máscara para a filha.

“Minha mãe, que sempre gostou de costurar, resolveu arriscar e fazer duas para mim. Foi então que reparei que ao sair com as máscaras coloridas as pessoas me tratavam de forma diferenciada! Elas achavam as máscaras alegres, bonitas e estilosas.”, explica Priscila.

(foto divulgação)

Foi então que Priscila resolveu deixar alguns modelos na clínica onde ela fazia seu tratamento e todas as máscaras foram doadas para outras pacientes que também estavam passando pelo processo da quimioterapia. “Foi um grande sucesso, todo mês levávamos máscaras para doar e não sobravam, pelo contrário, começaram a nos procurar para doarmos as máscaras cada vez mais para mais pessoas em tratamento.”, diz a entrevistada.

A partir da grande aceitação entre as mulheres, Priscila decidiu ampliar o fornecimento das máscaras para outros estados brasileiros, pedindo apenas que a paciente arcasse com o valor do frete. “Hoje já são mais de cinco mil máscaras distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Espanha, e estamos com uma voluntária agora na Suíça também que pretende começar a distribuir as máscaras por lá em breve. Nosso Projeto já conta com voluntários no Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo”, conta a advogada.

Para a paciente participar, é necessário seguir alguns passos antes de receber sua máscara. Mas, todo o processo é prático e nada demorado. “A pessoa entra em contato conosco por meio de nosso Instagram @umnovoolharbrasilia, nos explicando o porquê deseja receber as máscaras (se é para ela mesma, ou outra pessoa, ou, ainda, se quer as máscaras para doar junto à alguma instituição ou hospital). Em seguida, nos informa a quantidade de máscaras desejadas”, diz Priscila.

A quantidade mínima de máscaras enviadas é de duas unidas, pois assim enquanto uma precisar ser lavada, a paciente tem a outra para usar no lugar. Além disso, a própria paciente pode escolher a cor da máscara ou a estampa do tecido. “As máscaras já vão pagas pelos correios e chegam na casa da pessoa, geralmente levam em torno de uma semana para chegarem”, explica.

paciente Bárbara com sua máscara (foto arquivo pessoal – div)

A ajuda aos custos do projeto ‘Um Novo Olhar’ vem de diferentes lugares. Há costureiras voluntárias que fabricam as máscaras e algumas empresas que fornecem os materiais para a fabricação das peças. Além disso, Priscila conta que várias pessoas se voluntariam para fazer a distribuição das peças em hospitais. “Há também voluntários que vão de forma autônoma e distribuem as máscaras em suas cidades, sejam clínicas ou hospitais. Algumas instituições já nos procuraram também para enviarmos máscaras e fazerem a distribuição delas em suas unidades”, conta ela.

‘Um Novo Olhar’ promove o gesto da doação de máscaras para qualquer paciente em tratamento. “Qualquer paciente em tratamento, que tenha seu sistema imunológico prejudicado em virtude deste, pode estar entrando em contato conosco para receber as máscaras. Não importa qual o tipo de câncer, a pessoa pode estar nos procurando que enviaremos as máscaras”, explica a advogada.

Entretanto, não apenas pacientes com câncer podem receber a doação. Segundo a entrevistada, pessoas que possuem sua imunidade prejudicada em virtude de tratamentos diversos, como por exemplo os transplantados e alguns tipos de Lúpus, entram no grupo de possíveis beneficiados pelo projeto.

E as crianças são também contempladas pela iniciativa. “O Projeto ‘Um Novo Olhar’ atende crianças, temos máscaras em tamanhos especiais a partir de 1 mês de idade. Temos também uma empresa voluntária aqui de Brasília (Efeltros Especiais) que nos fornecem bonecos de feltro com máscaras coloridinhas, para distribuirmos para as crianças”, conta.

A mudança de um simples gesto, de um simples e crescente projeto vem mudando a forma como outros enxergam os pacientes oncológicos. “Eles se sentem mais felizes, motivados e alegres ao utilizarem as máscaras do Projeto, principalmente as crianças, que muitas vezes criam uma resistência em utilizarem máscaras brancas descartáveis e acabam utilizando máscaras com temas de super-heróis ou princesas, achando aquilo mais divertido e leve em um momento tão delicado”, explica Priscila.

De acordo com a entrevistada, o Projeto ‘Um Novo Olhar’ ajudou, inclusive, muitas famílias de baixa renda. “Já enviamos máscaras para Projetos que auxiliam pessoas de baixa renda, principalmente em cidades interioranas, pois o custo das máscaras descartáveis nem sempre é acessível para todos e nossas máscaras são laváveis e reutilizáveis”, comenta .

Os relatos de pacientes com câncer que foram beneficiadas pelo projeto são diversos. A maioria relata sobre o conforto de usar um item que não só garante a preservação da saúde do paciente, como também uma chance de estreitar laços até com quem ainda não entende sobre o que, de fato, aquele paciente está enfrentado, por trás da máscara.

“Uma história que tivemos foi a de uma senhora que tinha câncer e por isso ficou com sua imunidade muito baixa. Devido a esse fato, ela tinha medo de se aproximar de seu netinho recém-nascido e pegá-lo no colo. Foi então que uma amiga da família nos solicitou as máscaras para ela e uma para o netinho dela, e foi um sucesso, a criança se sentiu à vontade e a avó também, e desde então eles conseguem ficar juntos sem empecilhos”, conta Priscila que ainda acrescenta: “Queremos levar alegria e comodidade para as pessoas por meio dessa corrente do bem”.

Pessoas de fora do projeto podem ajudar com doações de materiais para a confecção de máscaras. Os materiais utilizados são:

  • Linha de costura branca
  • Elástico roliço branco ou preto (de 1,0 mm)
  • Tecido tricoline (estampado ou liso, pois fazemos o forro na parte de dentro da máscara com tecidos lisos para facilitar a higienização)
  • Papel Pardo para embalar as caixas que enviamos
  • Fita Adesiva transparente (tamanho 48mmX40m)
  • Envelopes tamanho 162mm X 229mm
  • Sacos transparentes no tamanho 15 cm 22cm
  • Cola Branca

Conheça também o Instagram @umnovoolharbrasilia para mais informações.