Inspirada no livro da cantora estadunidense Alice Walker, “A cor púrpura”, a cantora e compositora Valéria Custódio apresenta a versão em voz e violão de “Púrpura”, show que nomeia seu primeiro álbum, no dia 22 de novembro, a partir das 19h30, no Instituto Pavão Cultural, em Barão Geraldo.

(Foto: Maurício Noro)

Mais cedo, no mesmo dia, das 16h às 18h, o Pavão recebe a oficina “Ferramentas pedagógicas para o ensino de História da África”, voltada para educadores interessados em debater a aplicabilidade da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História da África e da História da Cultura Afro-brasileira nas escolas do País. A agenda marca o mês da Consciência Negra no Instituto. 

O show “Púrpura” traz a faixa de destaque no trabalho de Valéria Custódio: “Flores Pretas”, que ganhou o 6° Festival da Canção de Mogi das Cruzes na categoria “Prata da Casa” e conta com a participação do cantor Thiago Costa. Além das canções autorais, a cantora interpreta músicas de outros artistas da cena musical independente e composições consagradas, todas de artistas negros. O ingresso para o show custa R$ 15 por pessoa.  

O Instituto Pavão Cultural possui um pequeno café e bar onde são servidas bebidas e acompanhamentos. Aceita cartões de débito e crédito. 

Oficina  

A oficina “Ferramentas pedagógicas para o ensino de História da África” é coordenada pelos professores Jéssica Rosa, Talita Favrin e Guilherme Silva (os três da Unicamp) e pelo professor doutor Matheus Serva Pereira (ICS-Ulisboa).  

Tendo como público alvo professores e alunos de graduação e licenciatura (embora aberta aos demais interessados), a oficina visa apresentar e debater caminhos possíveis para o ensino de História da África e da História da Cultura Afro-brasileira (tornado obrigatório nas escolas do País pela Lei 10.639/2003). Além de discutir aspectos da legislação, questões teórico-metodológicas e práticas antirracistas no ensino, os coordenadores abordarão exemplos de planos de aula sobre a história das independências nos contextos africanos. Durante o encontro será exibido material audiovisual sobre a independência de Moçambique que integra o acervo do Arquivo Edgar Leuenroth (AEL) da Unicamp.  (Carta Campinas com informações de divulgação)

Oficina “Ferramentas pedagógicas para o ensino de História da África” – 22/11, das 16h às 18h. Público alvo: professores e alunos de graduação e licenciatura. Participação livre.  

Show Valéria Custódio (voz e violão)  22/11, 19h30. Canções autorais do álbum “Púrpura” e composições de autores do circuito independente. Ingresso: R$ 15.  

Instituto Pavão Cultural – Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, Cidade Universitária, Barão Geraldo, Campinas, SP. Telefone: (19) 3397-0040. Facebook e Instagram: @pavaocultural. WhatsApp: (19) 99633-4104.