O Centro Estratégico Latino-Americano de Geopolítica (CELAG), instituição dedicada à pesquisa, estudo e análise dos fenômenos políticos, econômicos e sociais da América Latina descobriu que a Organização dos Estados Americanos (OEA) produziu um relatório fraudado para fazer a denúncia de fraude eleitoral na Bolívia. Esse relatório serviu de base e de álibi para os oponentes do ex-presidente Evo Morales que promoveram o golpe na Bolívia.
A CELAG afirma categoricamente que “a OEA preparou um relatório questionável para induzir uma dedução falsa na opinião pública: que o aumento da diferença a favor de Evo Morales no trecho final da contagem estava aumentando devido a causas fraudulentas e não devido às características sociopolítica e dinâmica do comportamento eleitoral que ocorrem entre o mundo rural e urbano da Bolívia “.
Em português claro: a OEA fraudou um relatório para induzir um golpe e levar o país ao caos político e social. “As conclusões da análise permitem afirmar que o relatório preliminar da OEA não fornece nenhuma evidência que possa ser definitiva para provar a suposta fraude referida pelo Secretário-Geral”, pode ser lida no artigo da CELAG.
“É muito impressionante que o relatório faça poucas e alusivas alusões ao cálculo oficial sem qualquer tipo de suporte técnico que suporte as alegações feitas”, acrescenta o CELAG um pouco mais tarde. A CELAG também afirma que a OEA fala em “suposta falsificação de atas” com base “em uma amostra não representativa” do total. (Com informações do Público ES)
(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…
Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…
(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…
Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…
(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…
(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…