Pela primeira vez na história, o Diretório Central de Estudantes (DCE) da Unicamp terá uma coordenadora geral indígena. A chapa que ganhou as eleições na semana passada terá Rayane Barbosa, do povo Kaingang e Terena, como uma das líderes do diretório no mandato de 2020.

Rayane Barbosa (foto divulgação)

Aos 18 anos, Rayane, da aldeia indígena Vanuire, localizada na cidade de Arco Íris (SP), cursa pedagogia na Unicamp e entrou na universidade através da primeira edição do vestibular indígena, ocorrido em 2019.

Rayane faz parte da chapa “Tsunami da Educação – Uma Onda Diferente” que foi eleita com 922 votos na eleição que aconteceu entre os dias 12, 13 e 14 deste mês. Na construção da chapa, os estudantes buscaram dar cara do povo à chapa e abrir espaço para minorias nas esferas de poder.

A direção do DCE é formada por 20 membros, sendo três coordenadores gerais. Além de Rayane, a coordenação geral ficará com Rafaella Malafaia, estudante de Educação Física e vice-presidente das Atléticas da Unicamp, e Lucca Paiva, do Movimento de Repúblicas da Unicamp e estudante de Engenharia de Computação. (Com informações de divulgação)