Nesta quinta-feira, 14 de novembro, às 22h30, no Goma Arte e Cultura, em Barão Geraldo, os músicos Matheus Crippa e Pedro Barsalini apresentam os shows Entremeios e Correnteza. Nos shows, os músicos vão mostrar canções autorais inéditas e em um formato diferente do que já mostraram nos palcos da cidade.

(Foto: Carol Leão)

A proposta deste show duplo é unir a arte e o talento dos dois músicos em um espaço alternativo da cidade, para que o publico possa apreciar a música local e autoral produzida em Campinas.

Matheus Crippa é violonista, compositor e pesquisador da música popular brasileira de matriz africana. Em 2011 integrou o projeto sócio cultural “Panela do Samba” (Sorocaba-SP), onde o samba tornou-se uma vivência diária na vida do músico e teve a oportunidade de dividir o palco com grandes nomes do samba paulistano.

Matheus é bacharel em guitarra pela Unicamp e foi em Campinas que aprofundou suas pesquisas na música popular brasileira, não apenas no âmbito musical, mas também histórico, cultural e social.

Entremeios é o show atual do violonista com canções fundamentadas na cultura popular brasileira, onde reúne desde os toques sagrados das religiões afro-brasileiras à voz e violão da MPB. Com suas composições, Crippa se propõe a abrir um debate que também atinja o que nos é subjetivo. Um debate estético e social, a partir do seu imaginário sobre o belo e o sensível; e assim poder contribuir minimamente com a resistência à intolerância religiosa e política e aos desafetos. Um encontro entre palavras e melodias que traduzem os mais variados sentimentos.

Neste show Matheus Crippa estará acompanhado pelos músicos Marcelo Santhu, Otis Selimane e Guilherme Sakamuta.

Pedro Barsalini apresenta o show Corredeira, onde o cantor e músico campineiro traz a discussão ambiental relacionada ao uso dos recursos hídricos como seu eixo principal. Todo o repertório, desde os arranjos de cada música até a narrativa compreendida dentro do espetáculo abordam as águas como temática central de suas composições autorais.

A paixão pela percussão popular do Brasil, sua cultura, o povo brasileiro e sua história, também impulsionam sua criação. A combinação dessas influências são reflexos da sua trajetória artística, que passou por experiências formais dentro da Unicamp e do Conservatório Carlos Gomes de Campinas até suas vivências nas rodas de samba e no terreiro de candomblé.

Pedro é integrante do Grupo D’Areia, e ao lado de Nico Villas Bôas, criou o espetáculo musical Noite no Cais; foi cantor do trio vocal Trappistas, do maestro Wilson Nascimento; compôs para peças de teatro e espetáculos de rua; é ritmista de blocos carnavalescos, multi-instrumentista e professor de canto; além de criador e apresentador.

Seu trabalho já o levou a se apresentar em quase todo o estado de São Paulo, além da Argentina e Colômbia. No terreiro de candomblé Ilé Asé Ifé Ogun Oranyan, como relação com sua musicalidade Ogan, recebeu conhecimento da religião dos orixás, da cultura afro brasileira e iorubana.

No espetáculo Corredeira, Pedro Barsalini terá no palco a companhia dos músicos Carol Leão, Cristiano Monteiro, Graciela Soares e Leandro Barsalini. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Quinta-feira, 14 de novembro, 22h30

Local: Espaço Goma Arte e Cultura

Av. Santa Isabel, 518, Barão Geraldo, Campinas/SP

Tel: (19) 3365-6555

Valores:
Nome na lista: R$ 10,00 *
Sem nome na lista: $15,00