Pela primeira vez, a entrega do Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares, concedido pela Câmara Municipal de Campinas a pessoas que contribuem para uma sociedade mais justa e sem racismo, será entrega em praça pública, às 16h, no próximo feriado do dia 20

(imagem ilustrativa – luiz granzotto – pmc – div)

“Este ano fizemos um acordo com o Executivo de realizar a entrega desse importante reconhecimento em praça pública para dar mais visibilidade à homenagem”, disse o vereador Carlão do PT, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara.

Tradicionalmente, Campinas celebra o Dia da Consciência Negra com a Marcha Zumbi dos Palmares, que sai da Estação Cultura, às 10h, rumo ao Largo do Rosário.  A partir das 11h haverá mostra de trabalhos étnicos-raciais das escolas municipais de Campinas e Feira Cultural Gastronômica Afro-brasileira.

ÀS 12h30 se apresenta o grupo da Serrinha, criado em 1988 no bairro do São Bernardo e que já tocou com grandes nomes do samba nacional. Logo em seguida, a Reggae Spirit, primeira banda de Reggae de Campinas e região, com mais de 30 anos de estrada, anima a plateia. A programação musical continua com DJ Pagú & MC Jenny Zion.

E para encerrar atividades dos Dia da Consciência Negra, às 17h, o campineiro poderá assistir gratuitamente o show da banda baiana Olodum, o famoso bloco-afro do carnaval da cidade de Salvador criado em 1979.

Criado no Pelourinho, o grupo desenvolve ações de combate à discriminação social, estimula a autoestima e o orgulho dos afro-brasileiros, defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas, na Bahia e no Brasil. (Com informações de divulgação)