.Por Susiana Drapeau.

O Queiroz sumiu, mas o porteiro do condomínio Vivendas da Barra também sumiu. São coincidências, mas na investigação dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes há inúmeros sumiços de testemunhas e há algo mais importante: aparições de testemunhas falsas por livre e espontânea vontade para atrapalhar e confundir a investigação.

(foto reprodução -facebook – marielle franco)

E se o ‘Seu Jair’ for apenas mais um elemento para confundir e proteger o verdadeiro mandante do assassinato?

É uma cartada arriscada, mas também é uma cartada que pode proteger o verdadeiro mandante do assassinato. Isso porque se o ‘Seu Jair’ for um elemento verdadeiro, isso comprovaria o envolvimento de Bolsonaro ou de seus familiares no assassinato de Marielle. Bastaria então investigar qual exatamente essa participação. Caso resolvido.

Mas isso parece muito óbvio. Vale o esforço de pensar, como um detetive, que o ‘Seu Jair’ é um elemento falso para atrapalhar as investigações.

Lembre-se que a Operação Tergiversação, da Polícia Federal e do MPF, prendeu o delegado Lorenzo Pompílio da Hora, que apresentou testemunha falsa no caso Marielle em maio do ano passado. O delegado foi preso em junho com o escrivão Éverton da Costa Ribeiro e um advogado, suspeitos de fazerem parte de uma organização que atua dentro da Superintendência da PF no Rio.

Para atrapalhar a investigação, um PM acusou o vereador Marcelo Siciliano (PHS) e o ex-PM Orlando Araújo, o Orlando Curicica, de terem atuado como mandantes na morte de Marielle, mas depois se descobriu que o testemunho era falso. As reações de indignação do vereador Marcelo Siciliano pareciam realmente verdadeiras na época. E essa prisão foi um golpe duro no processo que tentava esconder os verdadeiros mandantes do assassinato.

Perceba que ao aparecer com ênfase e certeza na boca do porteiro a expressão ‘Seu Jair’, a investigação se complicou ainda mais e, ao envolver pessoas com foro privilegiado, impediu o avanço sobre provas importantes.

O que todo mundo já percebeu é que o mandante dos assassinatos de Marielle e Anderson parecem ter aliados dentro do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Polícia carioca. Esses aliados tentam atrapalhar ou atrasar as investigações. Parece haver uma disputa difícil entre os agentes públicos atuando para a sociedade os que atuam em defesa dos assassinos dentro desses órgãos. O ex-ministro da Segurança Pública, Raul Julgmann, já havia informado em novembro de 2018 que os mandantes são pessoas ‘poderosas’ no Rio de Janeiro.

Um dos elementos que indicam que o ‘Seu Jair’ pode ser um elemento falso veio da própria Rede Globo, após a publicação da reportagem do Jornal Nacional sobre o caso. O diretor da Globo, Ali Kamel, tornou público que “uma fonte absolutamente próxima da família” do presidente da República procurou a emissora em Brasilia para dizer que ia estourar uma “grande bomba” sobre a investigação do Caso Marielle.

Veja essa frase de Ali Kamel: ” Confirmar se o caso realmente tinha ido parar no Supremo tornava tudo mais importante, pois o conturbado Caso Marielle poderia ser paralisado. Talvez essa tenha sido a intenção do “Seu Jair” aparecer, mas isso é apenas uma hipótese.

É preciso proteger a vida do porteiro do Condomínio Vivendas da Barra, não só porque ele pode estar dizendo a verdade, mas também porque pode estar mentindo.