A deputada estadual Beth Sahão (PT) denunciou nesta quinta-feira, 21, ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado bolsonarista Frederico d´Ávila (PSL) por apologia à tortura. O parlamentar havia marcado um ato solene na Casa em homenagem ao assassino e ditador chileno Augusto Pinochet, que comandou um regime que matou milhares de pessoas e roubou milhões de dólares no Chile entre 1973 e 1990.

Beth Sahão (foto de vídeo)

Após repercussão negativa da homenagem a um ditador, ladrão e assassino, o presidente da Assembleia paulista, deputado Cauê Macris (PSDB), assinou um ato que barrou o evento.

Ao final da ditadura, o patrimônio total de Pinochet alcançava 21,3 milhões de dólares (87,5 milhões de reais), dos quais 17,8 milhões (73,15 milhões de reais) tinham origem ilícita. A Suprema Corte do Chile ordenou a devolução de parte dos recursos roubados pelo ditador após sua morte.(link)

Livro relata não só as milhares de mortes provocadas pela ditadura, mas também estupros e tortura, inclusive de mulheres grávidas. “Quase todas as mulheres que foram torturadas no Chile desde o golpe de Estado de 11 de setembro 1973, há exatos 46 anos, sofreram também violência sexual, sem distinção de idade. Pelo menos 316 foram estupradas, incluindo 11 que estavam grávidas. Do total das vítimas que depuseram entre 2003 e 2004 na Comissão Nacional sobre a Prisão Política e Tortura, 12,5% eram mulheres (3.399). Dessas, 229 esperavam um filho, e algumas o perderam; outras deram à luz após serem estupradas por seus torturadores, e muitas passaram por intrincadas e recorrentes tortura sexuais que incluíam agressões físicas e humilhações diante de pais e irmãos”, anota a reportagem do El País sobre o livro Así se Torturó en Chile (1973-1990), do jornalista Daniel Hopenhayn.(link)

Para a deputada Beth Sahão essa ação contra a democracia e a vida das pessoas não pode ficar impune. “Apresentei denúncia ao Conselho de Ética da Alesp para apurar a conduta do parlamentar que atentou contra os Direitos Humanos ao indicar uma homenagem a Pinochet, ditador responsável por milhares de mortes em seu país. Não podemos ser complacentes com pessoas que defendem a tortura e abominam a democracia”, disse.

Veja vídeo da deputada: