O Centro Recreativo e Esportivo de Campinas Doutor Horácio Antônio da Costa (Cerecamp), popularmente conhecido por Estádio do Mogiana, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) em reunião extraordinária nessa quinta-feira (14). A intenção do governo de São Paulo era vender o local para iniciativa privada, que fica em uma região central da cidade.

(foto joão zinclar – alessandra ribeiro martins – pmc – div)

Por 10 votos favoráveis, oito contrários e três abstenções, o local passa a ser reconhecido pelo órgão municipal como um patrimônio que deve ser preservado.

O presidente da Comissão de Representação da Câmara Municipal de Campinas que trata especificamente do local, vereador Gustavo Petta (PCdoB) classificou o tombamento como uma “vitória dos que lutam pelo patrimônio histórico da nossa cidade”

Vereadores visitam o Cerecamp (foto henrique brazão)

Além de garantir a preservação do espaço, o tombamento também dificulta a proposta do governo do estado de venda do local, conforme Projeto de Lei apresentado em setembro desse ano à Assembleia Legislativa de São Paulo.

A decisão também abre possibilidade para uso do potencial construtivo do imóvel tombado para sua preservação, baseado na Lei Complementar nº 28 de 03 de setembro de 2009.

Agora, o prefeito deve publicar, no Diário Oficial do Município, a resolução que garante o tombamento do local. “Assim que ela for publicado, vamos solicitar que ela seja averbada na matrícula do estádio”, disse Petta. (Com informações de divulgação)