No dia 27 de outubro, domingo, tem apresentação da roda de palhaços, criação conjunta da Cia Circunstância (Belo Horizonte) e do grupo residente em Campinas Cia1Péde2. O evento acontece na Praça do Côco (Barão Geraldo), a partir das 16h30. Inspirada na configuração das novas famílias contemporâneas, a roda propõe, de forma bem-humorada e cheia de trapalhadas, um show de variedades que surge do encontro entre a família dos palhaços Tica-tica do Fuba (Dagmar Bedê), Alegria Também (Diogo Dias) e Pirueta Ravioli (Ravi Dias Bedê), da Circunstância, e do casal de palhaços Mariana Ferreira e Mauro Bruzza, da Cia1Péde2. Os artistas montam um pequeno circo a céu aberto e o improviso dita a cena que traz ao público números de malabarismo, ilusionismo, acrobacia e muita bobagem. Acesso gratuito. Classificação indicativa: livre. Duração: 60 minutos.

(Foto: Priscila Musa)

Segundo Dagmar Bedê, artista da Cia Circunstância, essa roda de palhaços apresentada em Campinas (SP) faz parte de um projeto maior chamado Circo de Família, que nasce do desejo de pesquisar e mostrar ao público a vida de famílias contemporâneas de circo, com todo seu amor e sua dor. “Em tempos sombrios, mesmo em meio a palhaçadas e muita risada, os palhaços trazem a mensagem que família na verdade é quem a gente ama, não importa quem, afinal toda forma de amor vale a pena. Um brinde ao amor, a arte e a palhaçaria”, explica a palhaça.

A Cia Circunstância tem realizado sua pesquisa do projeto Circo de Família por meio de intercâmbios artísticos com famílias de circo das cidades de Anápolis (GO) e Campinas (SP). Depois da passagem por Anápolis, em setembro, no período de 21 a 28 de outubro, a companhia fica em Campinas para residência com o grupo Cia1Péde2. A proposta é a trupe mineira conhecer o modo de trabalho e a organização dessa família de artistas no interior paulista. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Segundo o palhaço Diogo Dias, da Cia Circunstância, “vamos trocar processos de criação, técnicas e também colher depoimentos, entendendo como produzem, como sobrevivem e como divulgam sua arte no mundo, construindo assim, novas possibilidades para o espetáculo”, explica.

Para o palhaço Mauro Bruzza (Cia1Péde2), que conheceu Diogo Dias no final dos anos 1990, quando começavam a se profissionalizar no ofício, a escolha por realizar esse reencontro 20 anos depois em Barão Geraldo (distrito de Campinas) não foi por acaso. Segundo Mauro, que reside com a companheira e o filho, há 1 ano, na localidade, apesar de pequeno, o distrito é conhecido, entre os palhaços, como o nariz do mundo. “Existe grande concentração de profissionais da palhaçaria de todo o mundo por aqui. Vários grupos e artistas vem morar, estudar, ministrar cursos, e passam bastante tempo juntos, criando uma rede não só profissional, mas familiar e de amizade. Nas residências, além de criar, podemos cozinhar, comer, brincar, enfim, práticas de convívio do dia a dia de quem trabalha com circo teatro e tem família”, explica. 

Depois da passagem pelo interior de São Paulo, a Cia Circunstância segue para casa, em Belo Horizonte. Os experimentos surgidos das pesquisas pelas cidades de Anápolis, com o grupo Boca do Lixo, e de Campinas, com a Cia1Péde2, resultarão em espetáculo que estreia no início do ano que vem, na capital mineira. A direção do novo trabalho da Cia Circunstância é do grupo belo-horizontino Trampulim (formado pelos artistas Thiago Mafra e Adriana Morales) que também terá participação na residência artística de Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Apresentação de RODA DE PALHAÇOS com Cia Circunstância (Belo Horizonte / MG) e grupo Cia1Péde2 (Campinas / SP)

27 de outubro, domingo – 16h30

Praça do Côco (Barão Geraldo)

Acesso gratuito | Classificação indicativa: Livre | Duração: 60 minutos

 Informações para o público:

Facebook: www.facebook.com/circunstancia/ | Instagram: @ccircunstancia

*Esta apresentação integra o projeto de residências e apresentações “Circo de família” idealizado e realizado pela Cia Circunstância, com patrocínio do Instituto Unimed BH, por meio dos recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.