O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Promotoria de Justiça de Macatuba deflagraram a Operação Apaniguados na manhã desta segunda-feira, 7, na região de Campinas. O objetivo da operação é combater crimes de fraude à licitação, fraude a concurso público, falsidade ideológica e corrupção.

(foto divulgação – gaeco)

Segundo o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 13 mandados de busca e apreensão em Campinas, Jaguariúna, Cosmópolis, Santo Antônio de Posse, Cordeirópolis, Nova Odessa, Holambra, Macatuba e Votuporanga.

Segundo o apurado após mais de quatro meses de investigação, o grupo criminoso alvo da ação desta manhã era especializado em fraudar concursos públicos, especialmente de Consórcios Públicos.

Ainda, de acordo com a investigação, havia a participação direta de agentes públicos no esquema criminoso, responsáveis pela indicação dos candidatos que foram favorecidos nos concursos fraudados. Apurou-se, também, que o grupo pagava propina a agente público envolvido nos crimes. (Com informações de divulgação)