A Casa de Eva recebe em novembro a exposição Quando Não Vejo Mais, da artista visual e fotógrafa Helena Giestas. A exposição é composta por obras apresentadas em instalações, imagens em suportes de parede, cadernos feitos à mão e transparências. Todos partem de recortes sobre imagens no papel fotográfico que, dobradas ao avesso, transformam-se em “foto-recortes”.

Helena Giestas, Respiro

Nas palavras da artista: “Fotografo pessoas em beiras de estradas de Goiás, Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo com quem cruzo por frações de segundos e em movimento. No momento de interferir sobre as imagens, desacelero o olhar e respiro ao destacar os detalhes de cada indivíduo. Ao interferir no plano da fotografia e descartar seu cenário inicial, escolho (des)cobrir novos protagonistas: ruptura de planos, contornos e suas sombras. Me interessa o deslocamento dos indivíduos retratados para além de suas realidades.”

Helena fotografa as beiras de estradas e ruas para elaborar sua pesquisa artística sobre deslocamentos. Ela tem explorado os brancos do verso de suas fotografias e a tridimensionalidade a partir de foto-recortes, edições em livros e transparências. Quando Não Vejo Mais é um conjunto de obras que resulta desse trabalho e em 2016 virou exposição individual na Secretaria de Cultura de Valinhos contemplada pelo edital do ProAC Secretaria de Cultura do Estado de SP. No início de 2019 esta série participou da exposição “On the Move” na Photo Gallery do Art Museum of the Americas em Washington DC , EUA. O apagamento e deslocamento de elementos em suas imagens é recorrente. Helena participou de várias exposições coletivas desde 2010, entre elas foi selecionada para o Salão de Piracicaba, SP, e para o Salão de Vinhedo SP onde recebeu Menção Honrosa. Atualmente participa com a série “ARquipélagos” na exposição “Arquivos Órfãos – Poéticas de Adoção e re- existência de Imagens” no MAC de Campinas, com curadoria de Fabiana Bruno que a orienta no grupo de estudos no AtelieCasa desde 2014, e, no Ateliê Fotô com Eder Chiodetto, desde 2017. Em 2010 concluiu a Especialização de Artes Visuais, Multimeios e Educação, na Unicamp. Desde 2012 formou seu ateliê Canto da Foto em Valinhos, SP, onde ministra oficinas de fotobiografia, trabalha com edição de álbuns e encadernação manual. Na década de 1990 trabalhou com equipamentos de video-cirurgia em centros cirúrgicos de hospitais em São Paulo e nos EUA.

A CASA DE EVA é um espaço independente e colaborativo de cultura e fazeres artísticos, de diálogo, criação, aprendizagem e também de bem-estar e desenvolvimento pessoal. A CASA, situada em Barão Geraldo, tem por objetivo criar e cultivar novos modos de existência para celebrar a pluralidade e a beleza do coletivo através de vivências e experiências artísticas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição Quando Não Vejo Mais

Helena Giestas

Instalações, Imagens em suportes de parede, Cadernos feitos à mão e Transparências

Abertura: 8/nov às 19h

Entrada Gratuita

Visitação: quintas e sextas-feiras (exceto feriados) das 14h às 18h. Para outros horários agendar a visitação pelo email [email protected]

Local: Casa de Eva – Rua Desembargador Antão de Moraes 588, Cidade Universitária II, Barão Geraldo – Campinas/SP