Em São Paulo – Pode ser visto até o dia 27 de outubro, o espetáculo de dança “Fúria”, da Lia Rodrigues Companhia de Danças no Sesc Consolação.

(Foto: Sammi Landweer)

Criadora de espetáculos como ‘Pororoca’, ‘Piracema’, ‘Pindorama’ e ‘Para que o céu não caia’, a coreógrafa Lia Rodrigues dá continuidade às suas investigações em ‘Fúria’, que expõe a ideia da reinvenção de um corpo social a partir das suas energias primitivas. A nova coreografia é realizada por um conjunto de nove bailarinos, muitos moradores da favela da Maré, onde está instalada a sede da Lia Rodrigues Companhia de Danças. 

O sentimento de perplexidade e indignação que a realidade atual acende, sobretudo nas pessoas que moram nas favelas, implica os movimentos do palco, atravessando questões da alteridade, um tema vital para a artista.
No palco, os bailarinos lançam perguntas corporais como: “de que lugar estamos falando? Por que estamos falando? Sobre quem estamos falando? Como estamos falando? Para quem estamos falando?”

Como espiar o tempo em um mundo dominado por uma infinidade de imagens contrastantes – medonhas e belas, sombrias  e luminosas -atravessadas por uma infinidade de perguntas não respondidas e perpassadas por contradições e paradoxos? Como espiar o tempo em um mundo de fúria? Como dar visibilidade e voz ao que está invisível e silenciado? 

Os ingressos para a apresentação variam de R$ 9 a R$ 30 e podem ser adquiridos nas Unidades ou pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)

FICHA TÉCNICA

Criação: Lia Rodrigues
Assistente de criação: Amália Lima
Dançado e criado em estreita colaboração com: Leonardo Nunes, Felipe Vian, Clara Cavalcante, Carolina Repetto, Valentina Fittipaldi, Andrey Silva, Karoll Silva, Larissa Lima, Ricardo Xavier.
Dramaturgia: Silvia Soter
Colaboração artística e imagens: Sammi Landweer
Criação de Luz: Nicolas Boudier
Produção e difusão internacional: Thérèse Barbanel/Colette de Turville
Secretária: Glória Laureano
Professoras: Amália Lima, Sylvia Barreto
Produção Brasil : Corpo Rastreado/ Gabi Gonçalves

Coprodução: Chaillot – Théâtre national de la Danse, CENTQUATRE-Paris, Fondation d’entreprise Hermès dans le cadre de son programme New Settings,  Festival d’Automne  de Paris, MA scène- nationale, Pays de Montbéliard, Les Hivernales – CDNC (França);  Künstlerhaus Mousonturm Frankfurt am Main, Festival Frankfurter Position 2019 –BHF-Bank-Stiftung, Theater Freiburg,  Muffatwerk/Munique (Alemanha); Kunstenfestivaldesarts, Bruxelas (Bélgica); Teatro Municipal do Porto,  Festival DDD – dias de dança (Portugal).

Uma realização da Lia Rodrigues Companhia de Danças com o apoio da Redes da Maré e do Centro de Artes da Maré.
Lia Rodrigues é artista associada ao Chaillot-Théâtre national de la Danse e ao CENTQUATRE, França.

Duração: 70 min

Local: Teatro Anchieta