Em São Paulo – Fica em cartaz até o dia 20 de outubro, no teatro do Sesc Ipiranga, o espetáculo “Fim De Partida”, baseado na obra de Samuel Beckett.
Fim de partida (Endgame, no original em inglês) foi escrita por Samuel Beckett (1906-1989) num contexto pós-catástrofes. Na sucessão de duas guerras mundiais, sobre os destroços e os entulhos do nazi fascismo, Beckett desloca o olhar sobre este plano geral de destruição e envenenamento social e escreve, entre 1954 e 1956, uma peça sobre as relações tóxicas no seio de uma família blindada.
Hamm é o protagonista estacionado no centro da cena, como um patriarca cego que nada vê e tudo sente na lógica peculiar da lembrança, da dependência, do domínio opaco, e dos “sofrimentos sublimes”. Nagg e Nell, pai e mãe de Hamm, de pernas amputadas, somente com as cabeças expostas e as mãos apoiadas sobre rejeitos, fazem a síntese dos afetos e dos jogos emocionais plenos de um exibicionismo decrépito e de um humor resiliente que se arrefece sob as divertidas parábolas da vida cotidiana, e a sombra da morte.
Clov, o filho adotivo, é o único que tem ainda o poder precário e ameaçador de se mover, e fazer mover. Manipulados pelo jovem, os objetos que restam na casa-refúgio instauram a circularidade cômica de uma consciência áspera e mordaz. O fim de partida é o mecanismo interligado e recursivo pelo qual a micropolítica da família se torna um espelho satírico em que reconhecemos a fanfarronice do poder, reentrante e reincidente… hoje, de novo, aqui e acolá, um lugar comum.
Os ingressos variam de R$ 9 a R$ 30 e podem ser adquiridos nas Unidades ou pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Ficha Técnica
Texto: Samuel Beckett
Encenação: Yoshi Oida
Direção: Yoshi Oida e Matteo Bonfitto
Assistentes de Direção:Milton de Andrade e Suia Legaspe
Elenco: Matteo Bonfitto – Hamm, Rodrigo Pocidônio – Clov, Milton de Andrade – Nagg, Suia Legaspe – Nell
Consultoria e Preparação Corporal:Dani Santos
Cenografia e Figurino – Telumi Hellen
Cenotecnia: Casa Malagueta
Cenotécnico: Alicio Silva
Pintura de Arte: Giorgia Messetani
Ateliê de Costura: Salete André
Estilo: Lia Couros
Iluminação: Camila Jordão
Assistente de Iluminação: Michelle Bezerra
Documentaristas: Akiko Funatsu, Masayasu Eguchi e Toyomichi Kurita
Assessoria de Imprensa: Frederico Paula (Nossa Senhora da Pauta)
Fotos: Nicolau Spadoni
Relações Internacionais: Julia Gomes
Produtor Executivo: Fabrício Síndice
Direção de Produção: Edinho Rodrigues (Brancalyone Produções)
A sessão de 11/10 do espetáculo Fim de Partida contará com tradução em LIBRAS.
Local: Teatro
(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…
Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…
(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…
Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…
(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…
(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…