Em São Paulo – Fica em cartaz até o dia 20 de outubro, no teatro do Sesc Ipiranga, o espetáculo “Fim De Partida”, baseado na obra de Samuel Beckett.

(Foto: Nicolau Spadoni)

Fim de partida (Endgame, no original em inglês) foi escrita por Samuel Beckett (1906-1989) num contexto pós-catástrofes. Na sucessão de duas guerras mundiais, sobre os destroços e os entulhos do nazi fascismo, Beckett desloca o olhar sobre este plano geral de destruição e envenenamento social e escreve, entre 1954 e 1956, uma peça sobre as relações tóxicas no seio de uma família blindada.

Hamm é o protagonista estacionado no centro da cena, como um patriarca cego que nada vê e tudo sente na lógica peculiar da lembrança, da dependência, do domínio opaco, e dos “sofrimentos sublimes”. Nagg e Nell, pai e mãe de Hamm, de pernas amputadas, somente com as cabeças expostas e as mãos apoiadas sobre rejeitos, fazem a síntese dos afetos e dos jogos emocionais plenos de um exibicionismo decrépito e de um humor resiliente que se arrefece sob as divertidas parábolas da vida cotidiana, e a sombra da morte.

Clov, o filho adotivo, é o único que tem ainda o poder precário e ameaçador de se mover, e fazer mover.  Manipulados pelo jovem, os objetos que restam na casa-refúgio instauram a circularidade cômica de uma consciência áspera e mordaz. O fim de partida é o mecanismo interligado e recursivo pelo qual a micropolítica da família se torna um espelho satírico em que reconhecemos a fanfarronice do poder, reentrante e reincidente… hoje, de novo, aqui e acolá, um lugar comum. 

Os ingressos variam de R$ 9 a R$ 30 e podem ser adquiridos nas Unidades ou pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica
Texto: Samuel Beckett
Encenação: Yoshi Oida
Direção: Yoshi Oida e Matteo Bonfitto
Assistentes de Direção:Milton de Andrade e Suia Legaspe
Elenco: Matteo Bonfitto – Hamm, Rodrigo Pocidônio – Clov, Milton de Andrade – Nagg, Suia Legaspe – Nell
Consultoria e Preparação Corporal:Dani Santos
Cenografia e Figurino – Telumi Hellen
Cenotecnia: Casa Malagueta
Cenotécnico: Alicio Silva
Pintura de Arte: Giorgia Messetani
Ateliê de Costura: Salete André
Estilo: Lia Couros
Iluminação: Camila Jordão
Assistente de Iluminação: Michelle Bezerra
Documentaristas: Akiko Funatsu, Masayasu Eguchi e Toyomichi Kurita
Assessoria de Imprensa: Frederico Paula (Nossa Senhora da Pauta)
Fotos: Nicolau Spadoni
Relações Internacionais: Julia Gomes
Produtor Executivo: Fabrício Síndice
Direção de Produção: Edinho Rodrigues (Brancalyone Produções)

A sessão de 11/10 do espetáculo Fim de Partida contará com tradução em LIBRAS. 

Local: Teatro