Será aberta no próximo sábado, dia 02/11, a partir das 19h, na Galeria de Artes do Goma – Arte e Cultura, em Barão Geraldo, a exposição coletiva ‘Entrelinhas’.

A exposição é disposta a partir de linhas literais e simbólicas. Através desse elemento, estabelece convergências entre os trabalhos apresentados pelos artistas, propondo explorar uma diversidade de poéticas e técnicas desde animações a cadernos de artista, apresentando uma proposta curatorial de aproximações entre universos conceituais singulares.

Ana Pinke apresenta sua investigação sobre os elementos que compõem a estética visual do K-Pop por meio da ilustração e de experimentos com escultura e videoarte. Os trabalhos foram resultado do processo de apropriação de imagens de artistas femininas do K-Pop e a sua colagem, combinada com exercícios de reflexão imaginativa próprios da artista em relação a estas apropriações, traduzidas nos suportes com seu próprio traçado e estilo de composição.

De fã de grupos femininos de K-Pop à pesquisadora sobre o assunto, a artista sempre se interessou pela estética visual das personagens deste gênero musical que se transformavam em personagens muito distintas a cada novo lançamento. Porém, por falta de textos sobre o assunto e inspirada visualmente por aquelas novas imagens, ela passa a incorporá-las em sua produção artística de forma a decifrar quais eram as características que compunham a estética que permeava estas personagens.

Thiago Estrela traz a tatuagem para o ambiente expositivo, mostrando para as pessoas como é possível mudar o paradigma de arte e, em específico, da tatuagem enquanto obra viva, uma vez que o corpo é a vida em movimento, que se modifica, se marca e se desenvolve. Para essa exposição, o movimento é rompido para dar ênfase a uma temporalidade de investigação imagética do contraste visual em suas imagens, uma abertura processual ao efeito de profundidade através das cores complementares e do preto e branco.

A exposição traz a versatilidade no uso de materialidades de Cecília Noveleto Chiquetto que usa o azulejo como suporte para pintura. A artista cria uma narrativa multifacetada que se evidencia pela relação entre o singular inserido na multiplicidade dos elementos visuais. 

Clara Geronymo traz, ao trabalhar a imagem em movimento, o conceito das “Eternas Narrativas”, evidenciando o processo de construção de sentido imagético desde seus conceitos mais básicos até contemplar um tema narrativo por absoluto. Cada um de seus trabalhos indica um caminho lógico que o espectador deve percorrer ao ser convidado para uma reflexão que é norteada pelos títulos das obras. 

Já Gui Scarpa apresenta uma investigação com cadernos de desenho, ferramentas versáteis que criam uma narrativa pessoal, autorreferente e singular, numa discussão sobre processo de criação. Partindo de um caderno voltado para a produção atual, o artista traz também produções antigas dentro de outros cadernos preenchidos ao longo de sua vida para revelar sua familiaridade com esse espaço de produção e explicitar as diferenças em questão de composições, materiais e temas que compõem o estilo único de seu traço. 

A entrada é gratuita e a exposição poderá ser vista até o dia 12 de novembro. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição coletiva ‘Entrelinhas’

Abertura sábado dia 02/11 a partir das 19h. Visitação até dia 12/11, de terça a domingo das 14H às 22h. Galeria de Artes, Goma – Arte e Cultura: Av. Santa Isabel, 518 – Barão Geraldo, Campinas. Evento gratuito. Após as 22h consulte a programação do Goma Arte e Cultura na página oficial do Facebook. Curadoria: Coletiva de artistas Arte Gráfica: Clara Geronymo Orientação de processo: Mathias Reis