Ao longo do mês de novembro, a Casa Primavera, espaço cultural recém-inaugurado em Sousas, promete uma nova experiência de contato com as artes cênicas em Campinas, na qual sentar-se para assistir a uma obra teatral é apenas um dos momentos de uma vivência etílica, gastronômica e social.

Helena Vadia (Foto: Chun)

Com uma programação repleta de artistas da região e peças que já passaram do Sesc ao Teatro Castro Mendes, a proposta é receber o público em um ambiente descontraído, repleto de vinho e petiscos cuidadosamente elaborados. “Em agosto nós fizemos uma temporada completa da peça Relatos de Um Homem Só com todas as sessões esgotadas. Sentimos que o sucesso foi além do teatro, mas sim graças a esse evento que proporciona algo diferente do distanciamento do tradicional palco italiano. Aqui o artista está próximo. Tudo fica mais real. E claro que assistir a uma peça bebendo vinho e comendo pipoca deixa tudo mais gostoso”, conta a coordenadora da casa, Marcela Feriani.

A casa abre às 19h com o serviço de bar que acontece em seu quintal amplo e arejado, com boas conversas que seguem também após a peça. O salão interno se transforma em palco com iluminação e som dignos de festivais. “Para novembro selecionamos cinco monólogos com temáticas singulares. Vamos da vida real de um andarilho à Helena de Troia, de uma contação de história para adultos acompanhada de violoncelo às angústias do homem sufocado pelo machismo. Acreditamos no potencial da arte de provocar prazer e transformação, ainda mais em tempos tão duros quanto os atuais”, afirma Gabriela Guinatti, responsável pela curadoria do Festival e pela programação cultural da casa.

Andarilho O Homem Macaco (Foto: Divulgação)

As peças acontecem aos sábados, às 20h. Os ingressos tem valor de meia entrada (R$30), e podem ser comprados online, na própria Casa ou via boleto. Os lugares são limitados e tendem a esgotar. Confira a programação completa.

PROGRAMAÇÃO

02/11 – Janelas para Uma Mulher com Juliana Calligaris

Sinopse: Pensamos habitar lugares, mas habitamos recortes no tempo. O dia e a noite. As fases da Lua. As estações do ano. O período letivo. A idade. A gravidez e o parto. A reunião. O silêncio. Uma atriz reflete estados em que somos colocados perante o tempo, a sociedade, os nossos rituais, os nossos medos, os nossos ridículos, as nossas vontades. Busca-se transitar, no mínimo tempo, entre experiências sensoriais, sem uma narrativa linear, privilegiando as sensações provocadas pela própria natureza da ação física desenvolvida por conta de cada cena.

09/11 – Uma História das Mil e Uma Noites com Pamela Villanova + show música autoral com Dudu Ferraz + Abertura Exposição Mulheré de Daniele Santos

Uma História das Mil e Uma Noites

Sinopse: Gente adulta também pode gostar de ouvir boas histórias! Nessa noite vamos contar um trecho do milenar árabe “As mil e uma noites”. Sherazad, a sábia, contava histórias para não morrer. Entre elas, a saga épica do icônico Simbad e suas viagens que são cheias de aventuras espantosas. As cordas do violoncelo participam da construção da narrativa em jogo com voz e corpo da atriz.

Show Dudu Ferraz

Sinopse: Dudu Ferraz vai tocar e cantar músicas autorais em um ambiente intimista. Num momento de construção e experimentação, esse show faz parte do processo de organização de seu material a partir da troca direta com o público. Suas canções têm influências variadas da MPB e dialoga de forma poética com diversas esferas da nossa vida, que vão da espiritualidade, política a acontecimentos cotidianos.

Exposição Fotográfica Mulheré

Sinopse: Coletânea de retratos por Daniele Santos. Daniele começou a fotografar aos quatro anos e acredita no poder da observação dos detalhes, das sutilezas, do que não se mostra e do que não nos deixamos ver. Para ela, o retrato é uma janela que pode estar aberta por um longo dia ou apenas nos oferece uma fresta por um instante. Aí está seu fascínio e motivação.

16/11 – Helena Vadia com Pamela Villanova

Sinopse: Uma performopalestra, híbrida de uma palestra e um espetáculo teatral. Trata-se da apresentação artística de uma pesquisa científica: a exploração cênica do mito grego de Helena e as performatividades de gênero. Helena já foi retratada como símbolo de beleza, como a mulher mais erótica do mundo, destruidora de cidades, bela mas de muitos homens, rameira, ambígua. O que acontece com uma mulher que tem a moral de um homem? Em cena são experimentados marcadores de feminilidade e masculinidade questionando a compreensão dicotômica do “ser mulher” ou “ser homem” e suas consequentes violências de gênero.

23/11 – Andarilho: O Homem Macaco com Milton Mariano

Sinopse: Relata a vida de um morador de rua, um anônimo social sem esperanças que perdeu tudo. Trabalho que busca na interpretação teatral a palavra e a construção do movimento, formando a dramaturgia do corpo, humanizando os gestos da dança. Inspirado no dia a dia das pessoas que tentam sobreviver nas vias públicas dos centros urbanos, na síntese da vida real de Fernando e outros que são dilacerados por esse sistema brutal do poder politico e social, Andarilho O Homem Macaco revela o ser humano com suas mazelas e suas memórias na lei da sobrevivência da vida.

30/11 – Relatos de Um Homem Só com Gabriel Taco

Sinopse: Afinal, o que é verdadeiramente “Ser Homem”? Relatos de Um Homem Só parte de depoimentos reais vindos de gêneros que padecem e sofrem as severas consequências das masculinidades tóxicas. As formas como os homens são criados e como a sociedade espera que se comportem carregam efeitos devastadores. Nem os próprios homens percebem que estes estereótipos são nocivos para si mesmos. A peça ilumina a caixa onde foi alicerçado o masculino, na tentativa de elucidar seus enganos, provocar discussões e buscar saídas. Provocativo, contundente, direto. Um discreto e agressivo controlador, um grotesco inconsciente, um coach com técnicas sexuais mirabolantes e um depressivo a beira do suicídio. Personagens que “fora” da peça circulam entre nós.

A Casa Primavera é um espaço cultural com loja colaborativa, brechó, teatro, cursos e oficinas. Uma casa coletiva que promove arte, saúde e economia criativa.

Agenda fixa do espaço:

>Encontros de Gestantes: preparação para o parto natural e para a mater/paternidade. Quinzenalmente aos sábados, das 10h às 12h.

>Nutrição Integrativa e Ayurveda: olhar integral para mente, corpo e emoção através da alimentação. Atendimentos individuais e em grupos mensais.

>Moda: sustentabilidade no vestir através da cultura do brechó e consultoria de imagem. Atendimentos individuais e através de cursos.

>Teatro: artes cênicas como ferramenta de autoconhecimento. Curso fixo semanal às segundas-feiras, das 19h às 22h. Programação mensal adulta e infantil.

Casa Primavera Sousas: Rua Arthur Teixeira de Camargo, 196 – Sousas, Campinas/SP

Instagram: @casaprimaverasousas

Facebook: Casa Primavera

(Carta Campinas com informações de divulgação)