No próximo dia 23 de outubro, quarta-feira, a partir das 20h, o concerto “Obrigado, Radamés”, com o Duo Gabriel Rimoldi e Guilherme Lamas, uma homenagem ao compositor Radamés Gnatalli, acontece no auditório da ADunicamp (Associação dos Docentes da Unicamp).

(Foto: Divulgação)

A formação instrumental de flauta e violão é elemento recorrente no que se constitui historicamente como identidade musical brasileira, fazendo-se presente nos mais distintos contextos, que vão desde a música de concerto às rodas de choro e samba. Versátil também é a produção artística do compositor gaúcho Radamés Gnatalli (1906-1988), que ao longo de sua profícua carreira tão bem transitou entre a então chamada música de concerto e os diversos gêneros da música popular. O compositor teve grande importância no cenário musical do século XX, sendo reconhecido como um importante ícone da modernização da linguagem musical brasileira.

A seleção de obras apresentada por este projeto visa elucidar não apenas a evolução da linguagem do próprio compositor ao longo de sua carreira, mas também elucidar sua contribuição ao desenvolvimento da linguagem musical brasileira através de uma geniosa apropriação de recursos da música erudita e de gêneros musicais como o choro, a valsa, a bossa-nova e o jazz.

Recentemente, observa-se certo incremento aos movimentos culturais que valorizam as expressões artísticas relacionadas ao Choro. Tal aspecto tem como consequência positiva o surgimento de novas gerações de músicos atuantes nessa área, ampliando o público interessado, o que potencializa a realização de eventos em espaços formais e informais, proporcionando vivências em rodas de choro, enquanto espaços de estímulo musical e troca de conhecimentos efetivos, além da ludicidade.

Nesse contexto, o projeto “Obrigado, Radamés”, visa não somente prestar uma homenagem a este importante compositor brasileiro, mas presta-se ao aperfeiçoamento técnico e artístico do material pesquisado.

O Duo teve início no ano de 2016, quando do ingresso de Guilherme Lamas no mestrado da Unicamp. Os músicos se conheceram no centro acadêmico da Unicamp e iniciaram o projeto apresentado. Gabriel Rimoldi toca a Flauta Transversal e Guilherme Lamas o Violão 7 Cordas de Aço.

Os arranjos são elaborados de modo híbrido, porém em sua grande parte a Flauta se destaca como solista, já o 7 Cordas de Aço se encarrega da condução do acompanhamento e também de melodias realizadas pelo polegar da Mão Direita na região grave do instrumento. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Duo Gabriel Rimoldi e Guilherme Lamas

Gabriel Rimoldi – Flauta Transversal e Flauta em Sol
Guilherme Lamas – Violão 7 Cordas
23 de outubro de 2019
20h às 22h
Auditório da ADunicamp
Entrada gratuita