Será aberta no próximo dia 30 de outubro, às 19h, no Subsolo Laboratório de Arte, a exposição “Desmanche”, de Thiago Bortolozzo, com instalação de Arianne Vitale.

Aquarela Estação Cultura, 2019

Bortolozzo apresenta uma série de aquarelas de edifícios e monumentos históricos da cidade de Campinas como a Estação Cultura, Igreja da Catedral, entre outros, e, pela primeira vez, Arianne Vitale e Thiago Bortolozzo constroem uma instalação feita a quatro mãos.

As aquarelas revelam um olhar da cidade em outro tempo, fica difícil saber se as imagens estão em formação ou dissolução, no entanto, tais aspectos parecem conviver em harmonia. Os edifícios escorrem, desmancham-se pelo papel em branco que contém essas aguadas que chegam a deformar a superfície do papel.

Aquarela Catedral de Campinas, 2019

Através das aquarelas e olhar do artista, os monumentos e edifícios de Campinas revelam uma certa instabilidade envoltos em manchas e aguadas caóticas, talvez como reflexo do lugar ainda dado hoje aos nossos bens culturais.

Além das aquarelas, Thiago Bortolozzo e sua parceira Arianne Vitale trazem o acervo do projeto Figurino em Ação com muitas peças de figurinos, máscaras e uma instalação site-specific nas salas do Subsolo.

Thiago Bortolozzo é artista visual, professor e pesquisador, possui mestrado em poéticas visuais na Unicamp (2018), realizou disciplinas no mestrado “Space Strategies” na Universidade Kunsthochschule Weißensee onde recebeu prêmio aluno estrangeiro DAAD 2011 e no mestrado “Art in Context” na UDK University Arts em Berlim formou-se em Licenciatura com habilitação Artes Plásticas na Universidade de São Paulo USP.

Desenvolve trabalhos artísticos que tensionam questões da arquitetura e espaço urbano com foco nas relações políticas, sociais e históricas. Trabalha com as diversas temporalidades, transformações e reversibilidades do espaço da cidade, transitando pelas mais diferentes linguagens e técnicas para dar corpo a propostas que podem ir de grandes intervenções artísticas à delicadas aquarelas. Jogando com a percepção de elementos cotidianos e corriqueiros, suas intervenções propõem novas cargas simbólicas e significativas que afetam o espaço e espectador em suas certezas e convicções.

Arianne Vitale é artista, figurinista, pesquisadora e professora que atua em diferentes áreas das Artes cênicas e visuais. É doutoranda na ECA USP no Laboratório de práticas performativas na pesquisa-ação intitulada: Figurino em ação – Processos, parcerias e metodologias para criação artística no teatro, performance e arte. Trabalha como criadora, cenógrafa e figurinista para teatro e já participou de peças com grandes diretores como Frank Castorf na Alemanha no Volksbühne em Berlim, com Antonio Araújo e o Teatro da Vertigem, Teatro de Narradores e os Haitianos, Eugenio Lima, entre outros em São Paulo e Berlim, onde viveu por 7 anos. Participa na criação de projetos e eventos culturais e ministra workshops e cursos livres nas áreas de performance, figurinos, intervenção urbana, cenografia, iluminação. No último ano, deu aulas nas faculdades de Arquitetura Una e Unicor em Pouso Alegre. Atualmente, é professora na FAM São Paulo.

Mais informações podem ser vistas no evento no Facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Aquarela Concha Acústica Campinas

Abertura – 30 Outubro, às 19h
Exposição – de 30 Outubro a 18 Novembro
Local – Subsolo Laboratório de Arte
Rua Proença, 1000 – Subsolo, Jardim Proença, Campinas – SP