‘Amor profano’, individual de Fabio Benetti, explora as manifestações inconscientes em rasgos, rupturas e cortes

Em São Paulo – A exposição Amor Profano, do artista visual Fabio Benetti, com curadoria de Iago Calegari, pode ser vista até o dia 23 de novembro no Lounge do Tucarena.

Obra “Outro Mundo”, de Fabio Benetti (Foto: acervo do artista)

A temática da mostra está em consonância com o enredo da peça teatral de mesmo nome, em cartaz no local, com os atores Vivianne Pasmanter e Marcello Airoldi. Além das sete telas expostas, duas integram o cenário do espetáculo, de Motti Lerner, com direção de Einat Falbel.

Os confrontos a que estamos sujeitos, entre tradição e contemporaneidade, ancestralidade e fé, foram motes para as obras de Fabio Benetti que dialogam com a dramatugia da peça Amor Profano, trazendo a expressividade das manifestações inconscientes. As telas, que integram a série Fendas do artista, são trabalhadas com rasgos, rupturas e cortes sobre superfícies irregulares em sua maioria.

Na peça, Vivianne Pasmanter e Marcello Airoldi interpretam um casal que vive uma instigante história de amor, na qual Deus surge como o terceiro protagonista. Eles se reencontram 20 anos após o traumático divórcio. Criados em uma comunidade ortodoxa judaica, em Jerusalém, o casamento acaba quando ele abandona as leis religiosas e segue uma vida secular em Tel Aviv.

“Pode o amor rasgar o tecido de uma tradição? Fender a superfície de instituições ancestrais para libertar-se e concretizar-se como sentimento puro? Num complexo e constante confronto entre tradição, ancestralidade, fé, sentimentos e contemporaneidade, estamos a todo tempo sujeitos à quebra de paradigmas e profanação de tradições. No tear da existência, tecemos nossas próprias realidades com fios carregados de história. Na peça Amor Profano, a força do amor pode ser condutora de grandes rupturas cuja racionalidade e tradição nem sempre têm resistência suficiente para segurar, lançando-nos em dilemas inquietantes e batalhas internas desgastantes. Em diálogo com a proposta dramatúrgica, Fabio Benetti, artista que trabalha a expressividade das manifestações inconscientes, apresenta parte de sua série Fendas em consonância às reflexões incitadas em Amor Profano, cujo processo tem acompanhado desde o princípio e cuja compreensão da temática lhe é bem familiar, uma vez que convive com a cultura e tradição judaicas muito próximas de si. Sobre a tela, trabalha com rasgos, rupturas, cortes sobre superfícies quase sempre regulares, parecendo abrir novas possibilidades de ver e sentir para além do plano externo,  superficial, lançando-nos num processo imersivo em sua obra e em nós mesmos. Benetti fende o véu que cobre a superfície para que enxerguemos além, no interior, e descubramos o quanto a força do amor e outros sentimentos humanos podem profanar nossas crenças e mudar nossa percepção sobre os mesmos objetos”. (Do curador Iago Calegari)

Exposição Fabio Benetti – Amor Profano

Local: Tucarena (Lounge)

Visitação: sextas, sábados (das 19h às 21h30) e domingos (das 17h às 20h30).

Grátis. Encerramento: 23 de novembro de 2019

Espetáculo Amor Profano

Texto: Motti Lerner. Tradução: Debi Aronis e Diana Berezin. Direção: Einat Falbel. Elenco: Vivianne Pasmanter e Marcello Airoldi. Temporada: 28/09 a 23/11/19. Sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h. Ingressos: R$ 60 (sexta) e R$ 80 (sábado e domingo). Duração: 80 min. Classificação: 12 anos. Drama.

Tucarena

Rua Monte Alegre, 1024 (entrada pela Rua Bartira) – Perdizes. São Paulo/SP.

Tel: (11) 3670.8455 / 8454 – http://www.teatrotuca.com.br

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Geraldo Alckmin participa de ato pela virada em Campinas nesta quarta-feira

(foto ricardo stuckert) A cinco dias do segundo turno, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará…

2 hours ago

Comédia autobiográfica ‘Meu Remédio’, com Mouhamed Harfouch, chega a Campinas

(foto gustavo de freitas - divulgação) As experiências de quem cresce entre culturas diferentes, os…

7 hours ago

‘O Sul é o Nosso Norte’ reúne 35 artistas em torno da arte como resistência às catástrofes

Detalhe de obra do artista João Botas (foto divulgação) “O que pode o artista diante…

8 hours ago

Kiusam de Oliveira participa de Encontro de Escritores Negros na PUC-Campinas

(foto fernanda sunega - arquivo pmc) Campinas recebe nesta quarta-feira, 21 de outubro, às 19h,…

8 hours ago

Debate presidencial sem checagem dos fatos ao vivo é manipulação das emissoras de TV

(imagens reprodução) Um debate eleitoral para presidência da República sem checagem ao vivo sobre a…

11 hours ago

Grupo Sambaki apresenta os afro sambas de Baden Powell e Vinícius de Moraes

(imagem divulgação) No dia 22 de outubro (quinta-feira), às 20h, o Auditório da ADunicamp recebe…

14 hours ago