Em São Paulo – A exposição Amor Profano, do artista visual Fabio Benetti, com curadoria de Iago Calegari, pode ser vista até o dia 23 de novembro no Lounge do Tucarena.

Obra “Outro Mundo”, de Fabio Benetti (Foto: acervo do artista)

A temática da mostra está em consonância com o enredo da peça teatral de mesmo nome, em cartaz no local, com os atores Vivianne Pasmanter e Marcello Airoldi. Além das sete telas expostas, duas integram o cenário do espetáculo, de Motti Lerner, com direção de Einat Falbel.

Os confrontos a que estamos sujeitos, entre tradição e contemporaneidade, ancestralidade e fé, foram motes para as obras de Fabio Benetti que dialogam com a dramatugia da peça Amor Profano, trazendo a expressividade das manifestações inconscientes. As telas, que integram a série Fendas do artista, são trabalhadas com rasgos, rupturas e cortes sobre superfícies irregulares em sua maioria.

Na peça, Vivianne Pasmanter e Marcello Airoldi interpretam um casal que vive uma instigante história de amor, na qual Deus surge como o terceiro protagonista. Eles se reencontram 20 anos após o traumático divórcio. Criados em uma comunidade ortodoxa judaica, em Jerusalém, o casamento acaba quando ele abandona as leis religiosas e segue uma vida secular em Tel Aviv.

“Pode o amor rasgar o tecido de uma tradição? Fender a superfície de instituições ancestrais para libertar-se e concretizar-se como sentimento puro? Num complexo e constante confronto entre tradição, ancestralidade, fé, sentimentos e contemporaneidade, estamos a todo tempo sujeitos à quebra de paradigmas e profanação de tradições. No tear da existência, tecemos nossas próprias realidades com fios carregados de história. Na peça Amor Profano, a força do amor pode ser condutora de grandes rupturas cuja racionalidade e tradição nem sempre têm resistência suficiente para segurar, lançando-nos em dilemas inquietantes e batalhas internas desgastantes. Em diálogo com a proposta dramatúrgica, Fabio Benetti, artista que trabalha a expressividade das manifestações inconscientes, apresenta parte de sua série Fendas em consonância às reflexões incitadas em Amor Profano, cujo processo tem acompanhado desde o princípio e cuja compreensão da temática lhe é bem familiar, uma vez que convive com a cultura e tradição judaicas muito próximas de si. Sobre a tela, trabalha com rasgos, rupturas, cortes sobre superfícies quase sempre regulares, parecendo abrir novas possibilidades de ver e sentir para além do plano externo,  superficial, lançando-nos num processo imersivo em sua obra e em nós mesmos. Benetti fende o véu que cobre a superfície para que enxerguemos além, no interior, e descubramos o quanto a força do amor e outros sentimentos humanos podem profanar nossas crenças e mudar nossa percepção sobre os mesmos objetos”. (Do curador Iago Calegari)

Exposição Fabio Benetti – Amor Profano

Local: Tucarena (Lounge)

Visitação: sextas, sábados (das 19h às 21h30) e domingos (das 17h às 20h30).

Grátis. Encerramento: 23 de novembro de 2019

Espetáculo Amor Profano

Texto: Motti Lerner. Tradução: Debi Aronis e Diana Berezin. Direção: Einat Falbel. Elenco: Vivianne Pasmanter e Marcello Airoldi. Temporada: 28/09 a 23/11/19. Sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h. Ingressos: R$ 60 (sexta) e R$ 80 (sábado e domingo). Duração: 80 min. Classificação: 12 anos. Drama.

Tucarena

Rua Monte Alegre, 1024 (entrada pela Rua Bartira) – Perdizes. São Paulo/SP.

Tel: (11) 3670.8455 / 8454 – http://www.teatrotuca.com.br

(Carta Campinas com informações de divulgação)