Em comemoração ao mês de Carlos Gomes, acontece no sábado, dia 14 de setembro, às 18h, na Concha Acústica do Taquaral, o Grande Concerto Especial “Carlos Gomes” da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. O concerto é uma forma de, junto com os ganhadores do XII Concurso Estímulo para Cantores Líricos – 2019, comemorar e retratar o nascimento, vida, obra e morte de Carlos Gomes em forma de música. 

(Foto: Arquivo PMC)

No repertório, apenas obras do maestro campineiro, considerado o mais importante compositor de ópera brasileiro. Carlos Gomes destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve carreira de destaque na Europa. O espetáculo terá a regência do maestro titular Victor Hugo Toro e a participação de dois solistas convidados: a soprano carioca Ludmilla Bauerfeldt e o barítono paulista Vinicius Atique. 

Após a abertura, com Il Guarany, ocorrerá a premiação dos vencedores da melhor voz masculina e da melhor voz feminina. Na sequência da execução da obra Noite do Castelo, segue a premiação para melhor intérprete de canção e melhor intérprete de ópera. Os nomes dos vencedores serão divulgados na véspera do concerto. 

Repertório: Fosca, Abertura , Il Guarany, Polacca ceci: Gentile di cuore, Lo Schiavo, Sospetano di me, Sogni de amore , Condor, Nelle Regno delle Rose – Ária de Adin,  Il Guarany, Senza tetto senza cuna, Colombo, Nell isola e encerramento com Lo Schiavo, Fra questi fior que adori. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

Dia: 14 de setembro Horário: 18h Local: Concha Acústica, Parque Taquaral. Entrada Gratuita Doação não obrigatória de 1 Kg de alimento não perecível para o Banco de Alimentos de Campinas