No próximo sábado e domingo, 14 e 15 de setembro, a cidade de Campinas recebe a Revirada Cultural 2019. Dança, teatro, música, artes visuais, oficinas culturais, contação de histórias e até mesmo observação do céu estão entre as atrações.

(Foto: Divulgação)

A Revirada terá atividades em sete pontos: Espaço Cultural Maria Monteiro, Concha Acústica, CEU Esperança, Observatório Municipal Jean Nicolini, Praça da Concórdia, Praça da Juventude e Parque Dom Bosco. 

No sábado, na Concha Acústica, às 18h, a Sinfônica de Campinas faz concerto especial com obras do compositor campineiro Carlos Gomes. Sob a regência do maestro Victor Hugo Toro, e participação dos cantores Ludmilla Bauerfeldt (soprano) e Vinicius Atique (barítono), serão, ainda, anunciados os vencedores do XII Concurso Estímulo para Cantores Líricos. A entrada é gratuita, mas a organização sugere a doação de um quilo de alimento não perecível que será destinado ao Banco de Alimentos de Campinas. 

O sábado será movimentado também no Espaço Cultural Maria Monteiro. De 8h às 20h, o público poderá participar de oficinas de grafite, karatê, capoeira, pintura em tecido, entre outras, e conferir várias atrações artísticas, com participações de Andréia Preta, Tom Riscarolli, Pedrovisk, DJ Alessandra Pagu, grupo Forró do Bom, Portal do Poeta, e dança do ventre com o grupo Esther. O espaço terá também praça de alimentação com barracas de pastel, lanches de pernil, tapioca, e bebidas. 

No sábado, na Praça da Concórdia, às 14h, o cantor sertanejo Mateus Nantes abre a programação do espaço, que terá, ainda, shows do grupo de rapo “A Família”, com participações do cantor Cortella e do grupo 220; da cantora Marília Correia e do Reggae Spirit, liderado por Doc Miranda. 

Sob a direção do compositor e arranjador Guilherme Ribeiro, a Orquestra Anelo se apresenta no CEU Esperança, no sábado, às 14h. Formada por alunos, professores e colaboradores do Instituto Anelo, foi formada em 2018 como mais uma atividade dedicada ao desenvolvimento de repertório, tendo a música brasileira e o jazz norte-americano como referência estética. Sua formação deriva de uma tradicional big band de jazz, com instrumentos da sessão rítmica, de sessão de sopros, além de acordeon e flauta transversal. No repertório, obras de Egberto Gismonti, Josimar Prince, Sidiel Vieira, Guilherme Ribeiro, Duke Ellington.  

A cantora Ilcéi Mirian, sambista das mais expressivas da cidade, estará no palco da Praça da Juventude, no Ouro Verde, no domingo, às 18h, com clássicos de Cartola, Monarco, Paulinho da Viola, entre outros. No Parque Dom Bosco, o domingo será movimentado com o coletivo Rap Campinas, Forró do Bom, show com a dupla Larissa & Allan, entre outras atrações. 

A banda campineira “A Preta que Habito” se apresenta no CEU Esperança, no sábado, às 20h, e no domingo, às 19h30, na Praça Dom Bosco.  Formada pela instrumentistas Giovanna Machado e Monique Caetano, interpretam do rap ao samba, do funk ao folk, em uma mistura de sons que cantam temáticas envolvendo tanto questões sociais quanto os ritmos diferentes que tocam.   

Para os que gostam de apreciar o universo, o Observatório Jean Nicolini, que já abre aos domingos, estará excepcionalmente recebendo o público neste sábado, das 17h às 21h. Além de observar pelo telescópio as Estrelas e Planetas, o visitante receberá explicações curiosas da equipe de astrônomos.    

Durante a Revirada, os postos terão um espaço dedicado ao Microfone Aberto, quando o público poderá apresentar sua criatividade em forma de canções, poemas,  ou outras intervenções artísticas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Concha Acústica (Parque Taquaral)

Quando: sábado, 14 de setembro, 18h Concerto da Sinfônica de Campinas 

Onde: Espaço Cultural Maria Monteiro (Rua Dom Gilberto Pereira Lopes, s/n. Vila Padre Anchieta)

Quando: sábado, 14 de setembro 8h – Ginástica adaptada para a Terceira Idade – vôlei (professor Saga) 9h às 11h – Karatê –  aula aberta (professor Renato) 11h às 12h – Capoeira – Cordão de Ouro (Mestre Teo) Oficina de pintura em tecido – Clube de mães  (professora Dalva) Oficina de crochê – Clube de mães (professora Leila) Oficina de grafite Muro – fazendo arte – com Pedrovisk e Emerson Contação de histórias com Dalva, do Portal dos Poetas 14h – Tom Riscarolli 15h30 – Dança do ventre – Grupo Esther (Professora Andrea) 16h – Grupo de dança – Simone Bosco 16h30 – Cantor de rap – Pedrovisk 18h – DJ Alessandra Pagu 19h – Forró do Bom 20h –  Andréia Preta  

Onde: Praça da Concórdia (Campo Grande)

Quando: sábado, 14 de setembro 14h – Microfone aberto para atrações do bairro 16h – Cantor sertanejo Mateus Nantes 17h – Grupo de rap “A Família” com participações do cantor Cortella e do grupo 220 18h30 – Cantora Marília Correa 20h – Grupo Reggae Spirit 

Onde: CEU Esperança (Rua Demerval da S. Pereira, s/n. Vila Esperança)

Quando: sábado, 14 de setembro 9h – Apresentação de balé. Grupo Arnea 10h – Projeto social Taekondo Vida Nova 11h – Microfone aberto 14h – Orquestra Anelo 15h – Coletivo Rap Campinas 17h30 – Microfone aberto 20h – Show da banda A Preta que Habito 21h às 22h – Show da banda de pagode Brilho Supremo 

Onde: Praça da Juventude (Conjunto Habitacional Chico Mendes. DIC V. Ouro Verde)

Quando: domingo, 15 de setembro 14h – Samba na Praça 18h – cantora Ilcéi Mirian 

Onde: Parque Dom Bosco (Rua Com. Emílio Pieri, 221. Conjunto Habitacional Vida Nova)

Quando: domingo, 15 de setembro 10h às 12h – Teatro da Escola Maria Helena 12h às 13h – Microfone aberto 13h – Coletivo Rap Campinas 16h30 – Microfone aberto 18h – Forró do Bom 19h30 – Show da banda A Preta que Habito 21h – Larissa & Allan 

Onde: Observatório Jean Nicolini (Monte Urânia – Serra das Cabras. Distrito Joaquim Egídio)

Quando: sábado e domingo, das 17h às 21h Ingressos:R$ 10 e R$ 5