O 2º Festival de Agroecologia e Ecoturismo do Leste Paulista acontece nos próximos dia 05 e 06 de outubro no Centro de Formação e Lazer do Sindicato dos Químicos (Cefol) em Valinhos. Nos dois dias do evento estão programados cursos, oficinas, debates, trilhas, feira de produtores e atrações culturais.

(foto faelp – divulgação)

“A agroecologia e o ecoturismo, mais do que temas atuais, são caminhos para um modelo alimentar, econômico e cultural mais inclusivo, sustentável e ecologicamente correto. O atual modelo alimentar e econômico preza pouco pela saúde, pelo meio ambiente, ao abusar do veneno sobre a mesa dos brasileiros”, afirma a produção do evento.

O evento é direcionado a pequenos agricultores, estudantes, pesquisadores ou qualquer pessoa que esteja interessada nos temas agroecologia e ecoturismo. O valor da entrada é R$10 por dia e dá acesso a todas as atrações.

O Festival será realizado por algumas organizações, entre elas: LIVRES – Rede de produtos do bem, Sindicato Químicos Unificados, Associação de Agricultura Natural de Campinas e região e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O Festival conta também com o apoio da Unisol, Fetiquim, Fundação Lauro Campos, Centro Organizativo dos Trabalhadores, Amater, Alvale, Aproarte e IFSP – Campinas. (Com informações de divulgação)

Oficinas

Nos dois dias serão realizadas 10 oficinas com os mais variados temas. Para participar é preciso fazer as inscrições previamente no site. http://festivalae.com.br

As oficinas são as mais variadas, como de Meliponicultura (Abelhas Sem ferrão), Oficina de Manejo Agroecológico do Solo – A importância da compostagem e recuperação de Micronutriente, sobre Protocolo de transição Agroecológico, Economia Solidária, Oficina de PANCS, Agricultura de Serviços Ambientais, Organização Produtiva das Mulheres em Agroecologia e Agrofloresta na prática: Sítio Clareira Agroflorestal

Feira de produtores

A feira conta com a presença de diferentes produtores que irão expor seus produtos. Oportunidade para trocar conhecimento e experiências com quem já trabalha com a agroecologia. Haverá também barracas comercializando comida orgânica para o almoço e lanches.

Caminhadas Ecológicas

As caminhadas serão são acompanhadas por monitores. Elas serão feitas na Trilha da Cascavel e na Trilha da Figueira, que já estão sinalizadas na área verde do Cefol. Interessados em participar devem se inscrever também pelo site (http://festivalae.com.br/trilha-da-figueira/ e http://festivalae.com.br/trilha-da-cascavel/).

Troca de Sementes Crioulas

O espaço de trocas de sementes crioulas valoriza a cultura do plantio limpo e tenta driblar o monopólio das multinacionais. Trocar sementes implica também em trocar saberes e formas de cultivo. Traga sua semente!

Serviço

2º Festival de Agroecologia e Ecoturismo do Leste Paulista

5/10 – 10h às 17h30

6/10 – 10h às 17h30

Entrada solidária: R$ 10 por dia

Local: CEFOL – Rodovia Dom Pedro I, Km 118, s/n – Dos Lopes, Valinhos – SP

www.festivalae.com.br
facebook:https://www.facebook.com/festivalae?