A Prefeitura de Campinas pode receber a cessão do Centro Recreativo e Esportivo de Campinas Doutor Horácio Antônio da Costa (Cerecamp), popularmente conhecido como Estádio da Mogiana. O secretário de Esporte e Lazer, Dário Saadi, confirmou essa possibilidade em reunião extraordinária da Comissão Permanente de Educação e Esporte da Câmara Municipal de Campinas, nessa segunda-feira (09).

O estádio desportivo com capacidade para 4 mil pessoas está localizado no bairro Guanabara, na região central da cidade de Campinas, e atualmente pertence ao Governo do Estado de São Paulo. A localização desperta o interesse da especulação imobiliária.

(foto renato patinhas)

Segundo Saadi, a Prefeitura poderia administrar o local após reformas que são necessárias. A proposta será feita aos deputados estaduais que podem indicar emendas ao Projeto de Lei 993/2019, apresentado pelo governo do estado no último mês.

“A prefeitura assumir que pode gerenciar o local após uma revitalização do estádio é um passo importante, precisamos lutar de todas as formas para que o estádio não seja vendido”, disse o presidente da Comissão vereador Gustavo Petta (PCdoB).

O tombamento do local também foi discutido na reunião. Desde 2013 já há um estudo para o tombamento do estádio e, segundo representantes do Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas), o historiador Henrique Anunziata, disse que esse estudo já está pronto e só aguardando ser pautado na reunião do Conselho para definir se o espaço será tombado e como isso deve ocorrer.

Paralelamente a isso, o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) já tombou, em 2018, todo o espaço pertencente à antiga Mogiana, inclusive, gramado e arquibancadas do estádio, porém ainda não foi publicada uma resolução no Diário Oficial definindo como é o tombamento.

“É bom anexarmos essa publicação do Condephaat na matrícula do imóvel para que aqueles que tiverem interesse da compra saibam que aquele patrimônio deve ser preservado”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Campinas, vereador Marcos Bernadelli (PSDB).

Por se tratar de um Projeto de Lei estadual, a votação do mesmo e as emendas a serem apresentadas devem ser feitas pelos deputados estaduais. Na reunião dessa segunda-feira, representantes de dois mandatos do legislativos estaduais estiveram presentes. Tanto o deputado Rafa Zimbaldi (PSB), como a deputada Leci Brandão (PCdoB) enviaram representantes e disseram que estão a disposição da Câmara campineira e do povo de Campinas para encontrar a melhor saída para o projeto e manter o patrimônio público da cidade.

Entidades da sociedade civil também estiveram no debate. Representando o Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Campinas, Valdir Oliveira, fez um relato sobre patrimônios públicos da cidade que foram demolidos e alerta que não pode acontecer o mesmo com o estádio do Mogiana e defendeu a cessão do espaço para a prefeitura, assim como o presidente da Liga Campineira de Futebol, Irdival Frezzato.

Já o arquiteto Pedro Paulo Mainieri, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, defendeu usar a discussão do estádio para buscar uma visão de cidade democrática cruzando educação, cultura e esporte e colocou a universidade à disposição para debates sobre a conservação do local.

Na última quarta-feira (04), a Câmara Municipal aprovou uma Comissão de Representação junto à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado. “Já conseguimos uma reunião na Secretaria de Esportes estadual e vamos falar com os deputados estaduais no Colégio de Líderes da Alesp na próxima terça-feira”, disse o presidente da comissão Gustavo Petta. Além de Petta, os vereadores Fernando Mendes (Republicanos), Mariana Conti (PSOL), Carlão do PT (PT) e Paulo Haddad (Cidadania) formam a Comissão. (Com informações de divulgação)