Um grupo de pesquisadores e alunos do Instituto de Física da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) está envolvido na produção de um curta-metragem de animação sobre Física de Partículas com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Trata-se do projeto Anima Física, que pretende funcionar como uma ferramenta de divulgação científica voltada para o público não especializado e, principalmente, para jovens estudantes. À frente da parte artística está o cineasta e animador Maurício Squarisi, co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.

Imagem do filme “Quarks e Léptons” (divulgação)

De acordo com o Prof. Dr. Orlando Luis Goulart Peres, coordenador geral do projeto temático ‘Desafios para o Século XXI em Física e Astrofísica de Neutrinos’, “a proposta é despertar a curiosidade dos estudantes, aproximando o público em geral do universo da pesquisa e da Física de modo prazeroso”.

A ideia de unir Física e Animação num projeto de divulgação científica partiu do Prof. Dr. Marcelo Moraes Guzzo, que havia assistido ao filme ‘Café, um Dedo de Prosa’, de Mauricio Squarisi, um longa-metragem em animação que conta a história do café e seus impactos na história do Brasil. “A forma como ele conseguiu narrar este conteúdo, cheio de detalhes e curiosidades, de forma didática e muito leve, me chamou atenção. Pensando em novas formas de divulgarmos o trabalho acadêmico para além da Universidade, surgiu a ideia de trabalharmos em conjunto”, conta o professor.

A elaboração do roteiro artístico foi acompanhada de perto pelos físicos do projeto, para que os conceitos, nomenclaturas e informações técnicas fossem precisos. A equipe multiespecialista conta também com a participação de um grupo de alunos de licenciatura em Física, que está desenvolvendo outros materiais de apoio, como textos e vídeos. “Queremos que o filme seja um ponto de partida para provocar curiosidade, por isso, quem quiser se aprofundar, terá informações disponíveis no site do projeto”, explica Guzzo.

“Quarcks e Léptons” é o nome da animação que, se depender do entusiasmo e da vontade do grupo de trabalho, será apenas o primeiro de uma série de curtas-metragens. O desenho conta a história de Mari, uma garota filha dos professores Pedro e Duda, que faz uma aposta com o pai, em troca de conseguir ingressos para o show da sua banda favorita. “Os ingredientes de humor, música e pequenas brincadeiras intercalam informações sobre Física de Partículas, que são passadas propositadamente de modo leve e até superficial, eu diria. O roteiro também deixa espaço para que o público imagine, questione e tire suas próprias conclusões”, explica Squarisi.

Segundo o professor Marcelo Guzzo, o tema do curta-metragem é um conteúdo novo entre os alunos de Ensino Médio. “O estudo da Física de Partículas tem grande potencial de impacto no futuro da ciência no Brasil. Por isso estamos muito entusiasmados em dialogar com a nova geração, e, quem sabe, motivar estudantes a juntarem-se a nós”, convida.

Utilizando a técnica do desenho animado em papel, “Quarcks e Léptons” está em fase de finalização, para ser lançado ainda em 2019. A ideia é distribuí-lo entre alunos, professores e o público em geral. Antes da estreia, porém, é possível conferir os bastidores do projeto Anima Física e do desenvolvimento do filme pelo site www.animafisica.com.br e pelas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Anima física: Física de partículas sob o olhar da animação

Produção de um curta-metragem em animação para divulgação científica ligada ao Projeto Temático ‘Desafios para o Século XXI em Física e Astrofísica de Neutrinos’, do Instituto de Física GlebWataghin (IFGW), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Apoio: Fapesp

Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Moraes Guzzo

Pesquisador: Prof. Dr. Orlando Luis Goulart Peres

Animação de Mauricio Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Colaboradores: Eduardo Akio Sato (Mestre e Doutorando em Física pela Unicamp) Dayane Fumiyo Tokojima Machado (Mestre em Divulgação Científica e Doutoranda em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp)