O PT de Campinas soltou uma nota neste dia 10 de setembro, data em que o ex-prefeito de Campinas, Antonio da Costa Santos, o Toninho do PT, foi assassinado. O PT questiona a falta de solução para o caso. “A princípio o inquérito foi arquivado com a absurda justificativa de que ele foi assassinado por “estar atrapalhando o trânsito”. Em 2011 o processo foi reaberto e está na fase de inquérito policial na Divisão de Homicídios da Polícia Civil de Campinas”, diz a nota.

(foto divulgação)

E também afirma que Toninho “foi um companheiro que dedicou sua vida a estudar a cidade e encontrar formas de contribuir para torná-la mais digna e mais humana. Urbanizou favelas, tombou patrimônios públicos, e colocou todo seu conhecimento e o patrimônio público a serviço da população”.

Veja nota completa:

18 anos de saudade e impunidade:Toninho presente!

10 de setembro é uma data triste na história de Campinas. Há 18 anos nosso prefeito Antonio da Costa Santos foi assassinado quando voltava à noite para casa.

Até hoje esse crime bárbaro não foi esclarecido. A princípio o inquérito foi arquivado com a absurda justificativa de que ele foi assassinado por “estar atrapalhando o trânsito”. Em 2011 o processo foi reaberto e está na fase de inquérito policial na Divisão de Homicídios da Polícia Civil de Campinas.

O fato indiscutível é que foi um crime político. Toninho foi assassinado porque fez uma gestão voltada aos interesses públicos e não às máfias do lixo, da merenda, das multas do Departamento de Urbanismo. Foi assassinado porque bateu de frente com os poderosos que não aceitaram um governo a serviço do povo.

Foi um companheiro que dedicou sua vida a estudar a cidade e encontrar formas de contribuir para torná-la mais digna e mais humana. Urbanizou favelas, tombou patrimônios públicos, e colocou todo seu conhecimento e o patrimônio público a serviço da população. Defendeu que o desenvolvimento da cidade tem que estar a serviço de quem nela mora, e a Prefeitura deve produzir serviços públicos de qualidade para quem precisa, valorizando os servidores para que os serviços estivessem à altura das necessidades da população.

Toninho acreditava que uma cidade para todos e todas, com respeito à natureza e cuidado com os moradores pudesse ser edificada, coletivamente.

Exemplo de companheiro, amigo e gestor, você nos faz muita falta!

Continuamos exigindo que esse crime bárbaro seja o quanto antes esclarecido e seus responsáveis punidos.

Comissão Executiva Municipal
do PT Campinas