O CCEV (Centro Cultural Esperança Vermelha) realiza entre os meses de setembro e novembro uma série de palestras e debates sobre a relação entre cultura e política no Brasil e em Campinas.

Antonio Albino Canelas Rubim (foto: ufba)

Os eventos fazem parte do curso Cultura e Lutas Políticas, Desafios Atuais. A participação poderá ser integral ou em dias específicos, sempre aos sábados, das 9 h as 13 h. Entre os palestrantes estão Ana Maria Rivera Fellner, Antônio Albino Canelas Rubim, Leandro Eliel, Sônia Fardim e outros.

O CCEV fica na Rua Izolete Augusta Souza Aranha 159, em Campinas. Ele foi criado em março de 2016 para ser um espaço de atividades culturais, políticas, de formação e de encontro para os setores de esquerda, sendo mantido apenas com contribuições de seus colaboradores e das atividades que organizamos – brechó, sebo, almoços.
Os cursos são mantidos com pequena taxa voluntária e também contam com a participação voluntária dos/as professores/as.

Segundo os organizadores, o atual momento político é uma dos mais tensos de nossa história e é inquestionável que está em curso uma explicita guerra política com ataques e desmontes de todas as manifestações culturais que fortalecem conhecimento crítico, diversidade cultural e formas de produção e difusão artísticas não alinhadas com o mercado e próximas da realidade da classe trabalhadora.

“As forças que empreenderam o golpe para impor um projeto econômico ultra neoliberal nunca minimizaram a guerra cultural, pelo contrário.  Não por acaso os primeiros ministérios a serem dizimados pelo golpe foram o da Cultura e o Trabalho”, anotam.

Veja a Programação

14/09 –  Cultura no modo de produção capitalista  
Leandro Eliel e Sônia Fardin

21/09 – Cultura e marxismo : teorias e práticas
Antônio Albino Canelas Rubim

28/09 Cultura e luta de classes na América Latina
 Sônia Fardin e Ana Maria Rivera Fellner

05/10 Cultura e luta de classes no Brasil
Antônio Albino Canelas Rubim

Mesas Redondas – Cultura em Campinas: acúmulos, contradições e desafios

23/11 Movimentos culturais em Campinas
Alessandra Ribeiro,  Andrea Mendes, Glória Cunha e Juliana Siqueira
mediação Sônia Fardin

30/11 A Cultura na Gestão Petista 2002/2004
Adriano Bueno, Gloria Cunha, Emílio Font,  Sônia Fardin, Soraya Zanforlin e Valter Pomar, mediação Leandro Eliel

Mais informações sobre os cursos estão em:
CCEV
Evento