Nos meses de setembro e outubro, o Centro Cultural Esperança Vermelha oferecerá o curso “Cultura e Lutas Políticas, desafios atuais”.

A participação poderá ser integral ou em aulas avulsas, sempre aos sábados, das 9h às 13h, com a seguinte programação:

14/09 –  Cultura no modo de produção capitalista  
Leandro Eliel e Sônia Fardin

21/09 – Cultura e marxismo: teorias e práticas
Antônio Albino Canelas Rubim 

28/09 Cultura e luta de classes na América Latina 
 Sônia Fardin e Ana Maria Rivera Fellner

05/10 Cultura e luta de classes no Brasil 
Antônio Albino Canelas Rubim

Mesas Redondas – Cultura em Campinas: acúmulos, contradições e desafios

23/11 Movimentos culturais em Campinas
Alessandra Ribeiro, Andrea Mendes, Glória Cunha e Juliana Siqueira, mediação Sônia Fardin

30/11 A Cultura na Gestão Petista 2002/2004
Adriano Bueno, Gloria Cunha, Emílio Font,  Sônia Fardin, Soraya Zanforlin e Valter Pomar, mediação Leandro Eliel

“No Brasil, no campo cultural, o atual momento político é uma dos mais tensos de nossa história, é inquestionável que está em curso uma explicita guerra política com ataques e desmontes de todas as manifestações culturais que fortalecem conhecimento crítico, diversidade cultural e formas de produção e difusão artísticas não alinhadas com o mercado e sim próximas da realidade da classe trabalhadora.

É necessário frisar que não é todo o campo da cultura que está sob ataque, mas sim os que buscam vencer a hegemonia capitalista e suas dinâmicas de produção de sentidos. As forças que empreenderam o golpe para impor um projeto econômico ultra neoliberal nunca minimizaram a guerra cultural, pelo contrário. Não por acaso os primeiros ministérios a serem dizimados pelo golpe foram o da Cultura e o Trabalho.

Portanto, nunca foi tão necessário debater o sentido político da ação cultural, principalmente para fazer frente à destruição de direitos conquistados com muita luta pela classe trabalhadora”, anotam os organizadores do curso.

Mais informações sobre os cursos estão em: 
https://www.facebook.com/centroculturalesperancavermelha/
https://www.facebook.com/events/918978805125759/

O CCEV, situado a Rua Izolete Augusta Souza Aranha 159,  foi criado em março de 2016 para ser um espaço de atividades culturais, políticas, de formação e de encontro para os setores de esquerda, sendo mantido apenas com contribuições de seus colaboradores e das atividades que o próprio Centro organiza – brechó, sebo, almoços. Os cursos são mantidos com pequena taxa voluntária e também contam com a participação voluntária dos professores. (Carta Campinas com informações de divulgação)