Em São Paulo – Em cartaz entre 04 de setembro e 10 de novembro, poderá ser vista no Museu da Casa Brasileira a mostra “Bruno Munari: a mudança é a única constante no universo”.

(Foto: Divulgação)

Com curadoria do historiador Alberto Salvadori, a mostra apresenta 117 trabalhos do designer e artista italiano, dando uma visão geral do que foi produzido desde os anos 1930 até o final de sua carreira.

Para a exposição no MCB, foram selecionadas edições raras de livros de arte que revelam a atuação de Munari no campo do design editorial, além de uma série  de livros infantis com a qual ganhou o Prêmio Hans Christian Andersen, em 1947. Poderão ser vistos também experimentos que Munari fez com a utilização de luz em superfícies diversas – como projeção sobre parede, xerox e estudos sobre luz polarizada. Outros exemplos da diversidade de sua produção são a série gráfica “Negativo Positivo” e as esculturas “De viagem” e “Côncavo Convexo”, obra que obteve grande destaque na trajetória do artista, além de duas de suas peças mais conhecidas: “A cadeira para visitas breves” e “Habitáculo”, cama multifuncional para crianças – projeto vencedor do Prêmio Compasso d’Oro em 1979.

Bruno Munari (1907-1998) foi uma das figuras multifacetadas da arte e do design do século XX que, durante sua carreira, construiu uma verdadeira ideia de realidade alternativa. Foi designer gráfico, artista e pedagogo, e durante seu percurso profissional esteve em constante diálogo com diferentes formas e correntes artísticas. Seus projetos foram reconhecidos com quatro prêmios Compasso d’Oro, a mais antiga e prestigiada premiação de desenho industrial italiana, em 1954, 1955, 1979 e, em 1995, pelo conjunto da obra. Foi também agraciado por prêmios internacionais, como o Japan Design Foundation em 1985. Munari colaborou intensamente com a produção gráfica e editorial, tendo publicado diversos livros voltados para o público infantil. O método Munari, desenvolvido por ele e voltado à educação para a arte, ainda é aplicado hoje no mundo todo.

Alberto Salvadori, responsável pela seleção das obras, é especializado em História da Arte moderna e contemporânea dos países europeus, tendo estudado na Universidade de Pisa (Itália) e trabalhado em algumas das principais instituições de arte como a Galeria de Arte Moderna do Palácio Pitti de Florença. O curador realizará uma visita especial à exposição no dia 04/09, às 18h30, com vagas limitadas – inscrições através do site do MCB.

Como parte da programação paralela à mostra, o MCB promoverá uma série de oficinas através do seu Programa Educativo, voltadas aos diferentes campos de atuação de Munari. As atividades privilegiarão a infância entre os dias 12 e 19 de outubro, data em que será lançado o livro ‘A fantasia, o design e a literatura para a infância’, de Michaella Pivetti (Editora Limiar). Michaella falará sobre a fantasia na literatura infantil, dividindo o papo com o ilustrador Odilon Moraes e a professora Livre Docente do Departamento de Projeto da FAU-USP Clice de Toledo Sanjar Mazzilli.

Mais informações pelo SITE da MCB. (Carta Campinas com informações de divulgação)

De 04 de setembro a 10 de novembro de 2019
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local