Em São Paulo – A exposição de longa duração “Palavras Somam”, em cartaz no MAB FAAP, possui um Núcleo Especial no qual quatro artistas convidados se revezarão ao longo no ano.

Após Walmor Corrêa e Lívia Aquino, que ocuparam o espaço no primeiro semestre, agora é a vez da artista Beth Moysés apresentar suas obras, que poderão ser apreciadas pelo público até o dia 30 de setembro.

Com curadoria de Laura Suzana Rodríguez, a exposição “Palavras Somam” joga luz sobre a presença e a potência da palavra nas artes visuais, reunindo obras do acervo do MAB FAAP e de artistas convidados que dialogam com essa temática.

Beth Moysés – que trabalha desde 1994 com o tema da violência de gênero e do amor romântico – reunirá na mostra um vídeo e fotografias que registram a performance que a artista realizou em Madrid, na Espanha, para a 14.ª edição do Festival Internacional de Performance “Abierto de acción” (Aberto de ação), na Feira de Arte Jaén.

Denominada Palavras Anônimas, a performance contou com a participação de um grupo de mulheres que andou pelas ruas vestidas de branco, com capuzes que cobriam o rosto. A ideia era que ocultassem suas identidades, reproduzindo o que muitas mulheres fazem quando sofrem humilhações, vexames, maus-tratos e violações. Mas, em um determinado momento, essas mulheres se libertam e mostram ao público seus braços com frases que retratam o desejo de mudança e superação.

Beth Moysés é uma importante artista com uma consolidada trajetória internacional. Suas obras são feministas e com fortes tons poéticos. É formada em Artes Plásticas pela FAAP, com mestrado em Artes pela Unicamp.

Depois de Beth Moysés, a artista que ocupará o espaço, a partir de outubro, será Rosana Paulino.

Em 10 de agosto de 1961, com a mostra “Barroco no Brasil”, o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) abriu suas portas ao público pela primeira vez. Desde então, tem abrigado exposições marcantes para a história da cultura do País. Premiado em 2018, pela APCA, com a exposição “Toyota – O Ritmo do Espaço”, o museu possui um acervo próprio de arte brasileira que conta com cerca de 3 mil obras de arte a partir do final do século 19, de artistas como Anita Malfatti, Brecheret, Di Cavalcanti, Goeldi, Lasar Segall, Pancetti, Portinari, Volpi, Cícero Dias, Tomie Ohtake, Arcângelo Ianelli, Lygia Clark, Burle-Marx, entre outros.

Um painel de vitrais de 230 metros quadrados também integra o acervo de obras do MAB. Composto por 216 módulos, 59 dos quais de autoria de artistas como Bruno Giorgi, Djanira, Jacques Douchez, Portinari e Segall, o painel está localizado no saguão do prédio principal da FAAP. O MAB FAAP possui ainda uma extensão no Edifício Lutetia, na Praça do Patriarca. (Carta Campinas com informações de divulgação)

‘Palavras Somam – Núcleo especial com Beth Moysés’

Abertura: 08 de agosto (quinta-feira), das 18h às 20h
Período de visitação: 08/08 a 30/09/2019
Horários: Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 19h (última entrada às 18h); aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (última entrada às 17h). 
(Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado) 
Local: MAB FAAP – Sala Annie Alvares Penteado
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198 
Agendamento de visitas educativas: (11) 3662-7200 
Entrada gratuita