Líderes do movimento indígena, estudantes da Unicamp que participaram do Vestibular Indígena e representantes de movimentos populares farão parte da audiência pública para a criação do Dia Municipal dos Povos Indígenas de Campinas, que acontece nesta quarta-feira, 18, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal.

(foto henrique brazão – assimp)

A audiência é organizada pelo vereador Gustavo Petta (PCdoB). O Dia Municipal dos Povos Indígenas será comemorado todo dia 09 de agosto, em referência ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A data foi criada por decreto da ONU em 09 de agosto de 1995, como resultado da atuação de representantes de povos indígenas de diversos locais do globo terrestre. Essa atuação visava criar condições para a interrupção dos ataques sofridos pelos povos indígenas em seus territórios, após mais de quinhentos anos da expansão das formas de sociabilidade impostas aos indígenas pelos povos de origem europeia, principalmente.

Após a publicação do decreto, foram constituídos grupos de trabalho para a elaboração de uma declaração da ONU sobre o tema. Em 29 de julho de 2006, o Conselho de Direitos Humanos da entidade internacional aprovou o texto da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Um ano depois, em 13 de setembro de 2007, a Assembleia Geral da ONU aprovou a Declaração.

Em Campinas, estima-se que cerca de mil indígenas vivem na cidade e a data seria um passo importante para a construção da identidade dos povos com suas culturas e o meio urbano no entendimento que o indígena é um sujeito de direitos e compõem a construção coletiva dos imaginário não só no passado mas no presente. “A intenção é levar aos espaços públicos, às escolas e ao entendimento da população a importância dos povos que habitam o nosso país até hoje e lutam pelo reconhecimento de direitos”, disse o vereador Gustavo Petta, que propõe a criação do dia. (Com informações de divulgação)