Na próxima sexta-feira, 9, às 20h, o grupo campineiro D’Areia apresenta o espetáculo “Noite no Cais” no teatro do Sesi Amoreiras, em Campinas; um espetáculo musical autoral que busca enaltecer a cultura e história do Candomblé.

(Foto: Arthur Amaral)

“Noite no Cais” se inspira diretamente na obra “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, transpondo para linguagem musical essa narrativa que tece a história de um grupo de meninos abandonados nas ruas de Salvador, praticando assaltos e fugindo da polícia enquanto lutam para sobreviver. É esse cenário aventuresco e socialmente crítico que o grupo D’Areia trouxe para o espetáculo.

O espetáculo ressignifica o romance através de canções com arranjos que transitam por diversos ritmos brasileiros e afro-brasileiros como o ijexá, ritmos ternários e africanos, maracatu, samba de viola e samba de roda. Cada canção apresenta elementos do romance e são intercaladas com cenas e cantigas do sagrado Candomblé.

“Noite no Cais” convida o público a uma viagem pela paisagem do litoral baiano, seus temperos, suas culturas, sua gente, suas belezas e contradições. 

Neste show, a canção é linguagem e meio de comunicação, tornando possível o contato com a literatura brasileira através da música autoral independente.

O Grupo D’Areia é formado por Pedro Barsa (voz, cavaco), Nico Villas Bôas (violão, voz), Francisco Cardoso (percussão), Graciela Soares (voz), Cris Monteiro (percussão) e Mateus Marques (saxofones). 

Este espetáculo ainda conta com a participação especial do Babalorixá Mário dos Reis Filho (Babatonikan), responsável pela casa de Candomblé Ilé Asé Ifé Ogum Oranyan, localizada em Barão Geraldo. 

Mário realizará performances das danças e cantos dos orixás durante o show, agregando a cultura afro-brasileira e contextualizando a Bahia de Jorge Amado.

O D’Areia foi fundado pelos músicos Pedro Barsa e Nico Villas Bôas e iniciou sua trajetória nos bares e casas de show de Campinas em 2014, fazendo apresentações tradicionais de roda de samba e bailes de gafieira. Em 2015, o trabalho autoral da banda tornou-se prioridade e no mesmo ano gravaram seu primeiro EP. 

Logo em seguida, em 2016, o Grupo D’Areia consolidou seu primeiro espetáculo autoral, intitulado Noite no Cais. Desde a estréia até hoje, o grupo vem desenvolvendo e circulando seu espetáculo autoral por diversos teatros e espaços culturais do estado de São Paulo. 

O show integra o projeto Território SESI-SP de Arte e Cultura que visa incentivar e difundir a produção artística regional. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Samba, 60 min

Pedro Barsalini – Cavaco e voz, concepção e criação artística | Nico Villas Bôas – Violão e voz, direção e criação artística | Francisco Cardoso – Percussão 1 e vocais | Gabriel Simões – Percussão 2 | Cristiano Monteiro – Percussão 3 | Otávio Andrade – Percussão 4 | Matheus Marques – Saxofones | Guilherme Sakamuta – Bandolim | Ieda Cruz – Vocais 1 | Mariana Vasconcellos – Vocais 2 | Mário Fernandes – Performer 1 | Alexandre Alves – Performer 2 | Tarcísio Barsalini – Técnico de som

Espetáculo musical Noite no Cais, do Grupo D’Areia

Dia 09 de agosto de 2019, sexta-feira, às 20h

Teatro do SESI Campinas Amoreiras – Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália, Campinas – SP

Entrada gratuita – retirada de senhas 1h antes do início do espetáculo