Nos próximos dias 5, 6, 7 e 8 de setembro, a Orquestra Sinfônica da Unicamp, o Coral Unicamp “Zíper na Boca”, Ópera Estúdio Unicamp e o Coro Contemporâneo de Campinas apresentam “O Morcego”, opereta cômica em 3 atos de Johann Strauss, no Theatro Municipal de Paulínia.

O compositor francês Jacques Offenbach disse ao seu colega austríaco “Você deveria escrever operetas, Herr Strauss”. Assim nasceu a interessante produção de operetas que inclui “O morcego”. Sem a intenção de ter um enredo complexo, mas colocando-se francamente a serviço do entretenimento, trata-se de um espetáculo que promete grande diversão ao público. Uma comédia com trechos muito conhecidos, incluindo as Valsas Vienenses, “O morcego” não deixa a plateia indiferente. A história se passa no último dia do ano, transformando a obra em repertório comum no encerramento das atividades de teatros de ópera e mesmo de orquestras pelo mundo. O libreto é de Carl Haffner e Richard Genée, uma adaptação da peça “O Réveillon”, de Henri Meilhac e Ludovic Halévy.

A história

Nas vésperas de um baile na residência do príncipe Orlofsky, Eisenstein deve se apresentar na prisão para cumprir oito dias por desacato a uma autoridade. Seu amigo, Dr. Falke, o convence a não se entregar naquela noite e ir ao baile. Há alguns anos Falke, vestido de morcego, foi vítima de uma brincadeira de Eisenstein e foi abandonado, fantasiado e embriagado, em uma praça pública, virando motivo de chacota da população local pela manhã. Secretamente Falken convence a empregada, Adele, a ir ao baile também, e depois a mulher de Eisenstein, Rosalinde, a ir com uma máscara. Os próximos dois atos contam os encontros e desencontros dos personagens no baile e depois na delegacia de polícia.

Este projeto é uma ação sociocultural patrocinada pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Unicamp (GGBS) e voltada prioritariamente para a comunidade de servidores, pesquisadores e docentes da Unicamp. A montagem é feita em parceria da Orquestra Sinfônica da Unicamp com o Ópera Estúdio Unicamp, Coral Unicamp “Zíper na Boca” e Coro Contemporâneo de Campinas, com apoio da Prefeitura Municipal de Paulínia. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“O Morcego”, opereta cômica em 3 atos de Johann Strauss

05 de setembro, quinta-feira, 20h
06 de setembro, sexta-feira, 20h
07 de setembro, sábado, 20h
08 de setembro, domingo, 18h

Theatro Municipal de Paulínia

Ingressos:
R$30,00 (inteira)
R$15,00 (meia)
Vendas: www.alphatickets.com.br 

*convidamos a todos à doação de um quilo de alimento não perecível, nos dias do espetáculo, que será destinado a entidades assistenciais do município de Paulínia.

Orquestra Sinfônica da Unicamp
Coral Unicamp “Zíper na Boca”
Ópera Estúdio Unicamp
Coro Contemporâneo de Campinas

Cinthia Alireti, direção musical e regência
Felipe Venancio, concepção, direção de cena e cenografia
Angelo Fernandes, direção geral

Classificação indicativa: 12 anos