.Por Roberto Ravagnani.

No mês que se comemora o dia nacional do voluntariado, quero reforçar o conceito do Ser Voluntário e o meu papel na sociedade. Mais uma vez reforço que não quero constranger ou intimidar aos leitores e os ouvintes de minha coluna de rádio que leva o mesmo nome, serem obrigados a serem voluntários, meu papel, minha missão como advogado da causa voluntaria é trazer o assunto a tona, para que as pessoas saibam e entendam o que é trabalho voluntário, que podem ou não exercer esta atividade e entendam a importância dele na sociedade e na vida das pessoas.

(imagem gert altmann – pl)

Quanto maior o número de pessoas que conhece o assunto, mais voluntários teremos com certeza, mas o principal, menos críticos destrutivos também teremos.

Principalmente por isso e por ser importante para a sociedade e para milhares de organizações sociais sérias que existem no Brasil e no mundo, que o aumento de trabalhadores voluntários é importante, por isso meu desafio pessoal de aumentar o número de veículos que compartilham minhas colunas escritas e faladas e ainda os lugares para onde sou convidado para falar sobre o assunto, para que cada vez mais pessoas compreendam esta importância e entendam quanto o trabalho voluntário pode influenciar na qualidade de vida de quem pratica, elevando seu astral, melhorando sua autoestima, seu humor, criando sinergia nas atividades desenvolvidas e tornando cidadãos comuns em efetivos participantes das soluções de problemas que estavam muito próximos.

Quanto mais cidadãos envolvidos em causas, mais consciência coletiva teremos, mais pessoas preocupadas com o próximo e com a coletividade, o trabalho voluntário promove o envolvimento das pessoas de forma presencial em grande parte das vezes e resgata o olhar, o toque, a sensação de bem estar, de segurança que temos perdido gradativamente com o incremento cada vez maior da tecnologia nas nossas vidas.

Vamos nos conectar e o voluntariado é um grande aliado da conexão, mas obvio que falo da conexão entre pessoas fora da tecnologia, tenho certeza que ficar um pouco fora das redes digitais não vai te fazer mal algum, pelo contrário, vai te mostrar que existe vida fora do smartfone. Venha viver o voluntariado.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista, radialista, conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade socia