Em São Paulo – O projeto “Pois os dois se inventam do quase invisível – Cinema e Poesia” acontece no Sesc Avenida Paulista nos meses de agosto e setembro e investiga as relações entre a linguagem audiovisual e a poesia, tendo como mote a aproximação das práticas criativas do cinema e da literatura verso, suas similaridades e consonâncias.

Entre 13 de agosto a 6 de setembro, Caetano Gotardo e Carla Kinzo ministram a oficina que se propõe a aproximar as práticas criativas do cinema e da poesia por meio de exercícios de leitura, escrita e criação de imagens e sons, buscando o que há em comum entre esses dois universos tão pautados pela pluralidade de significados.

No dia 28 de agosto, acontece o Cine Sarau que mescla leituras de poemas por poetas e atrizes convidadas, canções interpretadas ao vivo e exibições de curtas-metragens, além de uma roda de conversa.

O iceberg seduz a alma
(pois os dois se inventam do quase invisível)
a vê-lo assim: concreto, ereto, indivisível.”

“O Iceberg Imaginário” (1946), Elizabeth Bishop

Com título inspirado em um verso de Elizabeth Bishop no qual ela aproxima a estrutura monumental e material de um iceberg à nossa ideia muito mais abstrata do que seja a alma, Caetano Gotardo e Carla Kinzo propõem uma oficina prática focada na relação entre cinema e poesia e o Cine Sarau.

O Cine Sarau, idealizado por Caetano e Carla, ainda recebe a poesia de Angélica Freitas, Carlito Azevedo e Fabio Weintraub; as atrizes Andrea Marquee e Larissa Siqueira; e a presença dos cineastas Maria Clara Escobar, Pedro Nishi, Vinicius Silva, Bruno Cucio, Cris Lyra e Lincoln Péricles. Na ocasião, exibição dos filmes “Passeio de família”, de Maria Clara Escobar (Brasil, 2010, 9′); “Liberdade”, de Pedro Nishi e Vinicius Silva (Brasil, 2018, 25′); “Um homem satisfeito”, de Bruno Cucio e Cris Lyra (Brasil, 2015, 16′); “Bup”, de Dandara de Morais (Brasil, 2018, 7′); e “Aluguel, o filme”, de Lincoln Péricles (Brasil, 2015, 16′).

Caetano Gotardo é diretor, roteirista, montador e poeta. Seu último filme “Seus ossos e seus olhos” (2019) estreou na Mostra de Cinema de Tiradentes e no Festival Internacional de Rotterdam (HOL).

Carla Kinzo é dramaturga, poeta e atriz. Tem publicados os livros de poemas Matéria (2012), Cinematógrafo (2014), Eslovênia (2017), dentre outros. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Oficina | “Pois os dois se inventam do quase invisível – Cinema e Poesia”

Com Caetano Gotardo e Carla Kinzo

Quando: De 13 de agosto a 6 de setembro de 2019. Terça e sexta, das 19h às 22h.

Classificação: 18 anos.

Local: 4º andar – Tecnologias e Artes.

Lotação: 20 lugares.

Cine Sarau | “Pois os dois se inventam do quase invisível – Cinema e Poesia”

Com Caetano Gotardo e Carla Kinzo. Convidados: Angélica Freitas, Andrea Marquee, Bruno Cucio, Carlito Azevedo, Cris Lyra, Fabio Weintraub, Larissa Siqueira, Lincoln Péricles, Maria Clara Escobar, Pedro Nishi e Vinicius Silva.

Quando: Dia 28 de agosto de 2019. Quarta, 20h às 22h30

Classificação: 16 anos.

Local: Térreo – Praça.

Lotação: 80 lugares.

Ingressos: Gratuito. Retira de ingressos com 1h de antecedência.

SESC AVENIDA PAULISTA Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo Fone: (11) 3170-0800 Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m Horário de funcionamento da unidade: Terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 19h. Horário de funcionamento da bilheteria: Terça a sábado, das 10h às 21h30. Domingos e feriados, das 10h às 18h30. Site: sescsp.org.br/avenidapaulista  Facebook: facebook.com/sescavpaulista Instagram: @sescavpaulista