No próximo dia 28 de agosto, às 19h, acontece a abertura da exposição “O Segredo aqui Compartilhado …” na Estação Cultura de Campinas.

Obra de Silvana Borges

Com a curadoria do artista plástico João Bosco, a exposição foi organizada a partir da parceria entre a Usina Geradora de Cultura e o Ateliê de Livre Expressão do Centro de Convivência Casa dos Sonhos. Os artistas são do Coletivo dos Encontros na Arte do Cândido Ferreira e as produções de desenhos, pinturas e poesias foram feitas ao longo de vários anos na Instituição. Algumas obras faz parte do acervo de arte do Cândido Ferreira e foram confeccionadas no antigo Espaço 8 Ateliê.

Os artistas são Marcos Pio, Norival Cobeiro, Gildete Pereira, Luiza Finatti, Tereza L’Estaque, Silvana Borges, Mario da Silva.

Obra de Luiza Finatti

Poesias de Tereza L’Estaque e Silvana Borges, Mario da Silva, lidas pela artista Adrielli Melges do Grupo de Teatro Fora do Trilho.

O Coletivo dos Encontros na Arte e o Ateliê de Livre Expressão da Casa dos Sonhos faz parte do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, Instituição Filantrópica de Saúde Mental da rede do SUS Campinas e que desde 2018 é considerada Ponto de Cultura Museu Vivo Cândido Ferreira.

A Usina Geradora de Cultura é uma rede formada por 11 coletivos artísticos, que atua na cidade de Campinas e região. A rede já foi premiada pelo Ministério da Cultura por seu trabalho desenvolvido desde 2014 na gestão compartilhada da Sala dos Toninhos, do Vagão dos Bonecos e Ateliê da Estação.

Obra de Tereza Nascimento

“As peças são outros jogos:/construiremos outro segredo./ Os cacos são outros reais/ antes ocultos pela forma/ e o jogo estraçalhado/ se multiplica ao infinito/ e é mais real que a integridade: mais lúcido”.* Talvez assim possamos ver a mostra. Um conjunto de cacos em que se perde a visão d’antes, do familiar e revela uma realidade que é “mais real” porque deixa emergir todo o latente que sempre se abafa e adéqua – em nome de quê? Para quê? O segredo aqui compartilhado traz massa de cor que, nítida, faz ordenação do mundo, tudo no lugar, porque tudo tem seu lugar – umas duas vezes e tantas mais que se olhem, as cores fortes, gritam ORDEM. A mesma que arquiteta cidades e seus espaços e seus habitantes. E até aqui se podemos perceber o nosso familiar, lampeja o que se oculta, dai a união do cotidiano e o sagrado na praça que é o centro, ponto zero. Ponto zero que É o vazio de uma árvore! Sim, árvore tão rica em frutos e tão oca – espaço puro, livre, despossuído! Respira-se, pode-se mover porque pode se multiplicar ao infinito nos seres de terra e céu com a linha do carvão que comunga essa unicidade ancestral. Eis que as novas moradas não nivelam, antes se encostam e seguem no relevo, seguem junto nas ondulações que fazem as curvas com declives e elevações. A massa de cor se dilui e expande, porque a vida se expande e respira. Está tudo aí, as peças estão aí. Saibamos que nos tornamos peças porque também somos cacos comungantes – mosaico”. (Eni Ilis)

*Orides Fontela, Ludismo, pg. 18, in: Poesia Reunida SP: CosacNaify, 2006

(Carta Campinas com informações de divulgação)

O Segredo aqui Compartilhado …”

Curadoria de João Bosco

Abertura: 28 de Agosto de 2019

Horario: 19h

Periodo: 28 de Agosto a 27 de Outubro

Marcos Pio, Norival Cobeiro, Gildete Pereira, Luiza Finatti, Tereza L’Estaque, Silvana Borges, Mario da Silva

De segunda a sábado das 9h às 21h, Domingos e feriados das 10h às 20h

Local: Salas de Exposição na Estação Cultura, localizadas na plataforma da Estação

Endereço Praça Marechal Floriano Peixoto, S/N

Entrada e estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial – Rua Francisco Teodoro, 1050