( public domain – pxhere.com)

.Por Luís Fernando Praga.

Se o seu misticismo não o afasta da realidade da vida, se ele não oprime o livre pensamento de ninguém, muito menos do seu, se ele não o imobiliza para a luta contra qualquer tipo de injustiça, se ele o ensina a amar e o incita a querer bem a qualquer ser humano de forma indistinta, se ele não agride o bem estar da coletividade, não interfere na privacidade nem na liberdade de ninguém, ótimo!

Seu misticismo é seu, ele não lhe fez mal e não colabora para que você perca seu pensamento crítico, sua ética ou sua capacidade de empatia.

Seu misticismo não nos fere e você é bem vindo à nossa luta, que é, também a sua luta! Sua colaboração há de ter muito a somar nas causas humanitárias e progressistas.

Só lhe peço que perceba: ninguém precisa comungar de seu misticismo para agir com coragem, bom senso, solidariedade, justiça, amor e ética, qualidades que independem de qualquer misticismo!

Por outro lado:

Se seu misticismo ocupa, em sua vida, o espaço destinado ao conhecimento científico, histórico, político e social desse mundo real em que você vive, seu misticismo cheira a má informação!

Se seu misticismo o traz certezas não consensuais, comuns apenas a outros adeptos do seu misticismo, certezas incompatíveis com conhecimento científico de sua época, seu misticismo cheira a má informação e teimosia.

Se seu misticismo o traz a certeza de que sua “boa” condição de vida, sua “felicidade”, sua saúde, seus bens etc., são efeitos da proteção, garantida por uma entidade mística e poderosa, que não protegeu, da mesma forma, a tantas outras pessoas que sofrem muito mais que você, apenas porque você soube agir, misticamente, de forma a agradar e merecer essa proteção divina, mas os outros não, seu misticismo cheira a má informação, teimosia, falta de humildade, presunção e arrogância!

Se seu misticismo coloca nas mãos de deus a solução de graves questões humanas e sociais, cuja resolução é, historicamente, de responsabilidade única da conduta humana, seu misticismo cheira a má informação, teimosia, arrogância e alienação!

Se seu misticismo o cega, enquanto ser humano e cidadão, para sua responsabilidade de agir em prol da justiça social, se seu misticismo o faz indiferente a assassinatos, genocídios e injustiças; à destruição ambiental, ao preconceito, à miséria e à fome, seu misticismo o tornou insensível, e já cheira a má informação, teimosia, arrogância, alienação e desumanidade!

Se seu misticismo o impele a difamar, demonizar, oprimir, desprezar ou agredir alguém ou um determinado grupo social, você já é um fanático manipulado, e seu misticismo tem cheiro de morte, de guerra e de fascismo!

Se você louva a um deus sectário, excludente, indiferente ao sofrimento humano, sofrimento que só aumenta no Planeta enquanto você pratica seu misticismo; se você louva a um deus belicoso e violento, você é um fanático manipulado que louva a um tirano, e não a uma criatura justa e benevolente. Sendo assim, é por pessoas tiranas e cruéis que você demonstrará admiração e devoção durante a sua vida na Terra.

Apesar de tudo, seu cérebro fará de tudo para que você se enxergue como uma pessoa “de bem”.

Mas você será capaz de cometer atrocidades! Por um nada…

Nós sabemos exatamente quem você é, sabemos o que o seu misticismo causou em seu cérebro, no cérebro de tantos fanáticos como você e no cérebro de uma sociedade que elege tiranos, fascistas, fariseus, mercenários, assassinos e ditadores em nome de deus.

Você também é um cúmplice das injustiças, da violência, da fome, da miséria, das mortes e de todo retrocesso da humanidade em nome de deus!

Seu sorriso “sereno”, enquanto o mundo desaba, é o sorriso sereno de quem se afoga no mar de excrementos da desinformação e da mentira!

O seu “deixar nas mãos de Deus” é cruel, inconsequente e hipócrita!

A sua caridade é falsa, ela se dá por medo, não por amor ao próximo e, nem de longe, ela anula o dano social que gente como você tem gerado. Você não é nem nulo, você é negativo!

Seu tipo de “fé” o transformou num monstro, um inimigo da humanidade!

Mas você também será bem vindo à causa da luta por um mundo melhor, menos desigual e mais digno para todos. Mas só você, sem o seu misticismo!

Você será bem vindo, como todo ser humano, caso você consiga voltar a ser o que era antes de sua metamorfose em fanático, muito antes de ter se tornado o cego, prepotente, apologista da ignorância e o cruel marionete que seu misticismo idiota fez de você!

Quando você se livrar dessa terrível amarra, agradeça a todos os que o tenham alertado sobre quem você havia se tornado, para que saibamos que você realmente ampliou sua consciência, compreendeu seu equívoco, é confiável e está curado do mal da má informação, que, como vimos, é só o primeiro estágio do seu câncer.

Até lá, enfie o seu sorriso sereno e o seu “GRATIDÃO!” nas profundezas do seu… inferno pessoal.