Neste sábado, 24, acontece no Goma Arte e Cultura, em Barão Geraldo, a estreia do projeto “Erro Crítico”, da produtora Lança Chama, que promove um encontro inédito entre artistas que exploram diferentes linguagens do campo das artes em um experimento interativo e performático. 

(Foto: Acervo pessoal)

Os artistas convidados Victor Santos (performer), Amaterasu (vj, video arte) e Zani (dj, live p.a.) se reúnem no interior de uma estrutura metálica em forma de cubo para uma experiência improvisacional, abertos e porosos às interferências visuais, sonoras e do público. 

A instalação interativa estará em exposição no GOMA Arte e Cultura das 18 às 22 horas com ingressos a 10 reais.

A proposta do núcleo é baseada no conceito desenvolvido para o título do projeto: errar como uma possibilidade de caminhar, vaguear para novos rumos e argumentos artísticos. Através das falhas e imperfeições, o encontro provoca o público para diferentes interpretações sobre a obra que se constrói de maneira intuitiva diante de nossos olhos. 

Fazer arte no Brasil é um ato de balbúrdia? Promover pensamento crítico e reflexivo sobre arte é um ato de balbúrdia? A não-conformidade e o desconhecido geram novos pensamentos sobre nossa realidade política e social, sobre o fazer artístico em tempos de desmonte da cultura e da educação. 

Diante disso, a instalação alimenta uma reflexão sobre a inevitabilidade do erro e sobre as possibilidades de tornar a falha ainda mais crítica. Na tentativa do desgoverno de apagar os manifestos poéticos e sensíveis de artistas que buscam construir suas trajetórias em tempos de violência e barbárie, a obra abre caminhos inflamatórios contra a situação vigente. 

Uma ode ao erro, ao boicote e à balbúrdia alastrada. (Carta Campinas com informações de divulgação)

ERRO CRÍTICO #1 – uma noite de performance e balbúrdia

Quando: 24/08/2019 das 18h às 22h 

Local: GOMA – Arte e Cultura (Av. Santa Isabel, 518, Barão Geraldo, Campinas/SP) 

Ingresso: R$ 10,00 na bilheteria do evento